Fechar

logo

Fechar

PMJP continua com ações preventivas e assistência à população no período chuvoso

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 28 de fevereiro de 2021 às 18:30.

Paraíba Online • PMJP continua com ações preventivas e assistência à população no período chuvoso

Foto: Secom/JP

Deve continuar chovendo em João Pessoa nas próximas horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de acumulado de chuvas na Capital, que seria até este domingo (28) foi estendido até as 11h desta segunda-feira (1º), com previsão de precipitações e trovoadas na faixa litorânea.

Por isso, a Prefeitura de João Pessoa está reforçando os trabalhos e monitoramento na cidade com o apoio de todas as secretarias municipais.

De acordo com o InMet, a previsão é de acumulado de 20 a 30 mm/hora em João Pessoa e demais cidades do litoral paraibano.

“Todos nós estamos em estado de atenção desde sexta-feira (26). Todos os órgãos da Prefeitura que, de certa forma, têm envolvimento nesse processo, tanto na parte preventiva, quanto na parte de reconstrução, estão interligados e trabalhando de forma conjunta”, declarou o coronel Kelson Chaves, secretário executivo da Defesa Civil.

Neste domingo (28), três equipes da Defesa Civil estão nas ruas, visitando locais com risco de alagamento. Os técnicos estão prontos para orientar sobre o auxílio-moradia, se houver necessidade de remoção de famílias, e sobre outros instrumentos de assistência social.

“Estamos visitando as comunidades que foram mais atingidas, verificando in loco a necessidade de cada uma e, com um detalhe: nós só vamos deixar para fazer a parte de realocamento de pessoas em caso extremo, até porque estamos vivendo uma situação atípica, que é a pandemia. A gente continua assistindo, fazendo a prevenção, acompanhando as lâminas dos rios”, disse.

Outro ponto de atenção da Defesa Civil é o acompanhando das barreiras, pontos de alagamento, com apoio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), (Desenvolvimento Urbano) Sedurb e Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) com a limpeza das ruas e galerias.

Copac – Uma ação conjunta da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Defesa Civil, Arquidiocese da Paraíba, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou a retirada de uma peça da torre da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico da Capital, que foi atingida por um raio durante as fortes chuvas registradas na sexta-feira (26).

“Estamos com uma ação de remoção da parte que foi atingida para evitar que essa peça, que é parte do patrimônio histórico, caia, seja depredada ou possa atingir alguém”, explicou a coordenadora da Copac, Daniela Bandeira. “Será feito um projeto de restauração que será submetido ao Iphan e Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba). Quando aprovado, será iniciada a contração para o trabalho de recolocação na torre”, completou.

Daniela Bandeira ressaltou que será instalada uma proteção para que a torre da igreja não fique vulnerável à chuva.

“Temos que aguardar para retirar a peça na terça, porque o equipamento não alcançou a torre. Só então, vamos colocar uma proteção que não danifique os beirais. Estamos buscando uma forma de cobrir com um material de pouco peso para não forçar a estrutura de apoio. Vamos pedir um drone para fazer a medição circular da torre e mandar confeccionar a proteção que será colocada”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, coronel Kelson Chaves.

Contatos para a população – Em caso de situação de risco causada pelas chuvas, a população pode acionar a Defesa Civil – 0800 285 9020, a Seinfra – 0800 031 1530; Semam – 3218-9208 e ainda os números 3264 1680 e 3218 9208 em caso de quedas de árvores; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), nos números: 118 ou 98760-2134 (whatsapp), para situações envolvendo o trânsito.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube