Hemocentro destaca prazo mínimo para vacinados contra Covid-19 doar sangue

Da Redação*. Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 11:08.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A diretora do Hemocentro de Campina Grande, Elília Pombo, destacou, durante entrevista a uma emissora de rádio local, o prazo mínimo para doar sangue entre os que receberam a dose de alguma das vacinas contra a Covid-19.

De acordo com ela, para o medicamento Coronavac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, o prazo é de 48 horas. Já a vacina de Oxford, da AstraZeneca, esse prazo é estendido para 7 dias.

“Isso vai mais para a população que está no grupo prioritário e temos muitos profissionais de saúde que são doadores, então estão passando por vacinação, e esse pessoal é que tem que estar atento a esse prazo que é determinado pelo Ministério da Saúde, dentro das bulas do que regulamenta cada vacina”.

Elília lembrou ainda que o Hemocentro enfrentou uma baixa nas doações com a chegada da pandemia, totalizando uma diminuição de 3 mil doações em relação ao ano de 2019, mas, aos poucos as pessoas estão retornando a realizar a boa ação.

Aos interessados, ela destacou que o Hemocentro, localizado na Rua Profa. Eutécia Vital Ribeiro, no Catolé, está aberto de segunda a sexta das 7h30 às 17h30, e aos sábados até 12h.

Os doadores precisam seguir as seguintes orientações:

– Pesar mais de 50 kg;

– Ter entre 16 a 69 anos. No caso de menores, deve estar acompanhado de responsável legal;

– Estar bem alimentado;

– Gozar de plena saúde;

– Portar documento oficial com foto;

– Além de não apresentar sintomas de coronavírus.

Também é possível fazer o agendamento da doação no Whatsapp pelo número 3344-5475.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube