Gerente detalha atividades do Cedmex campinense durante a pandemia

Da Redação*. Publicado em 23 de fevereiro de 2021 às 10:13.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A gerente da 3ª Regional de Saúde e responsável pelo Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) em Campina Grande, Joelma Lira, detalhou que o serviço de entrega de medicamentos na unidade possui uma logística que permitiu a não paralisação das atividades durante a pandemia.

Entretanto, segundo ela, algumas medidas foram adotadas. Ela citou o exemplo do afastamento dos servidores e funcionários do chamado grupo de risco de contágio.

– Tivemos essa redução no quadro de funcionários para que fosse possível a gente manter um funcionamento seguindo as normas de segurança sanitária. Mesmo assim, a gente permanece funcionando de segunda a sexta, das 8h30 da manhã às 16h, sem intervalo – garantiu.

Outra preocupação da gerência do Cedmex em Campina, ainda conforme Joelma, é com os usuários que são mais idosos.

– A gente renova sempre esse apelo para que esse público não vá à unidade. Peça para um de seus responsáveis para buscar sua medicação. Para isso, basta a pessoa apresentar o seu documento e o cartão de cadastro do paciente – destacou.

Outro ponto relatado pela gerente foi a validade dos laudos que comprovam o uso dessas medicações, também por conta da pandemia.

– Ampliamos para seis meses, já para proporcionar uma frequência de ida aos médicos bem menor, e a receita, desde que não seja para remédios controlados, uma validade de três meses. Essas validades só não se aplicam em caso de alteração de medicação ou de doses por parte dos médicos – confirmou.

Sobre algumas faltas de medicamentos – muitas vezes alvo de reclamações por parte dos usuários – Joelma explicou que o problema tem origem na dependência dos repasses federais.

– Nós temos uma variedade de 177 medicamentos e boa parte deles é de competência do governo federal, que precisa sempre estar abastecendo os quantitativos. Após essa entrega, o Estado faz a distribuição para as Gerências de Saúde. Há cada 30 dias, a gente faz uma pausa, um balanço, para após essa análise do estoque, podermos inserir novos pacientes (em média 200) em cada mês – afirmou.

Para os interessados ou que porventura tenham alguma dúvida, o contato do Cedmex em Campina é o 3344-5454.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube