Exposições relembram antigos carnavais em João Pessoa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 14 de fevereiro de 2021 às 8:07.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

O Carnaval Tradição 2021 será silencioso. A Avenida Duarte da Silveira, que deveria receber, neste domingo e segunda, dias 14 e 15, os desfiles de escolas de samba, ala ursas, tribos indígenas e clubes de orquestras, não terá a alegria, o brilho, as cores e o som das apresentações.

Mas, a Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Programa de Artesanato do Governo do Estado, não vai deixar no esquecimento a memória carnavalesca da cidade. O resgate dessas recordações acontece através de exposições que remontam a outros carnavais.

“Quando nós montamos todas essas exposições no Hotel Globo, no Casarão 34, no Paço Municipal e na Casa da Pólvora, tinha muito esse sentido de resgatar a nossa identidade e nossa memória, dar visibilidade às populações, às culturas tradicionais como as ala ursas, as escolas de samba, os grupos indígenas. Eles precisam ter um momento de resgate de sua própria memória. Estamos fazendo esse trabalho para preencher o silêncio e o vazio do Carnaval que foi cancelado”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Na sequência, serão oferecidas oficinas para planejar o Carnaval 2022.

De acordo com o diretor, as exposições resgatam elementos simbólicos da identidade cultural de todas as agremiações de João Pessoa, seja do Folia de Rua ou do Carnaval Tradição.

“A partir disso, serão montados os fragmentos da nossa memória, reconstituir nossa energia para que no próximo ano a gente possa ter um excelente Carnaval”, destacou.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de João Pessoa, Romero Batista Nery da Silva, que também está à frente da Escola de Samba Malandros do Morro, acredita que as exposições valorizam o Carnaval.

“Gostaríamos que esse resgate da memória acontecesse todos os anos, mas nunca houve preocupação em quase nada em relação à cultura. Agora, vemos que a nova gestão está fazendo esse resgate cultural, priorizando as questões do Carnaval. A exposição vai mostrar ao público que João Pessoa tem Carnaval e tem escola de samba”, disse.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Para ele, é preciso que todos lutem juntos para vencer o vírus. Enquanto isso, fica a esperança de que, no próximo ano, a vida volte ao normal.

“O que embala o coração agora é saber que mesmo sem ir para a avenida, a gente está fazendo o carnaval de outra forma com exposição, ouvindo sambas memoráveis das escolas. Com isso, tentamos ao máximo ter essa participação”.

O presidente da Associação dos Clubes de Frevo, Adson Flávio Maia, do Clube de Frevo Piratas de Jaguaribe, afirmou que, com esse resgate da memória dos carnavais da Capital, a Prefeitura dá referência à verdadeira cultura da cidade.

“Temos blocos centenários, indígenas. É muito importante essa iniciativa. Imagine passar o Carnaval sem nada que lembrasse. Graças a Deus, o prefeito está dando essa referência à cultura”, elogiou.

Jardel Cabral Fagundes, presidente da Associação das Ala Ursas de João Pessoa, também elogiou a iniciativa do governo municipal de realizar essas exposições.

“Para nós, é um momento difícil, algo que nunca aconteceu nesses dez anos que temos das Ala Ursas no Carnaval Tradição. De repente, vem a pandemia, atrapalha a vida de todo mundo e terminamos não fazendo que mais gostamos. Com certeza, a iniciativa da Funjope foi excelente. O coração estava vazio, uma tristeza e a exposição vai atrair o público. Nosso coração ficará um pouco mais alegre, na esperança de fazer um grande Carnaval no ano que vem”, acrescentou.

Exposições

Paço do Frevo e das Ala Ursas
Local: Paço Municipal de João Pessoa, Praça Pedro Américo – Centro
Horário: Das 8h às 17h, de segunda a sábado.

Samba e Memória
Local: Casarão 34, Praça Dom Adauto – Centro
Horário: 8h às 17h, de segunda a sábado.

Todas as Tribos
Local: Hotel Globo – Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves – Centro Histórico
Horário: 8h às 17h30

*Todas as exposições seguem procedimentos de controle de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube