Energisa Borborema investe em eficiência energética em Campina Grande
Da Redação com Ascom. Publicado em 18 de fevereiro de 2021 às 18:22.

Foto: Ascom
Ao todo, estão sendo substituídas 139 luminárias e lâmpadas por equipamentos de LED, que consomem menos energia, iluminam melhor e duram mais tempo; 61 aparelhos de ar-condicionado; conjunto para aquecimento solar de água composto por: 10 boilers com capacidade de 1.000 litros cada, 50 coletores solares necessários para o aquecimento da água de forma eficiente.
O sistema de aquecimento solar irá substituir a utilização de 47 chuveiros elétricos, o equivalente a cerca de 3.384 kWh/mês do consumo do hospital.
A Energisa Borborema, concessionária que fornece energia elétrica a seis municípios da Paraíba, está empenhada no combate à pandemia de Covid-19.
Nesse sentido, a empresa, além de garantir o fornecimento de energia às unidades de saúde, tem priorizado investimentos em projetos de eficiência energética nesses locais.
Assim, hospitais e outras instituições podem economizar com o consumo de energia e ter mais recursos para aplicar no atendimento aos pacientes.
Os projetos incluem uma série de melhorias nos sistemas de instalações elétricas, iluminação, condicionamento de ar e refrigeração, com substituição de aparelhos antigos por equipamentos mais novos e eficientes em instituições de saúde do estado.
O primeiro hospital contemplado foi o SAS de Campina Grande, que deve ter as melhorias concluídas até o dia 30 de março.
Os investimentos da distribuidora chegam a R$ 404 mil e fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ao todo, estão sendo substituídas 139 luminárias e lâmpadas por equipamentos de LED, que consomem menos energia, iluminam melhor e duram mais tempo; 61 aparelhos de ar-condicionado; conjunto para aquecimento solar de água composto por: 10 boilers com capacidade de 1.000 litros cada, 50 coletores solares necessários para o aquecimento da água de forma eficiente. O sistema de aquecimento solar irá substituir a utilização de 47 chuveiros elétricos, o equivalente a cerca de 3.384 kWh/mês do consumo do hospital.
Com as melhorias implementadas nas unidades de saúde, a previsão de economia chega a 171 MWh à instituição, energia suficiente para abastecer 90 residências que consomem 1.884 kWh por ano.
“Para nós da Energisa, este programa é muito importante porque permite a redução do desperdício de energia e possibilita a aplicação do recurso desta economia em outras áreas, beneficiando diretamente o paciente. Neste momento de pandemia, é de extrema importância voltarmos a atenção à saúde pública”, afirma Marcio Zidan, diretor-presidente da Energisa na Paraíba.
As ações são realizadas por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Matérias Relacionadas
- Representação parlamentar de Campina Grande deixa a desejar
- Secretário de Esportes de CG esclarece sobre utilização de espaços para atividades
- Suspeitos de assalto colidem com viatura policial durante perseguição
- Covid-19: prefeito de Campina convoca entidades e lideranças para apresentar novo decreto
- Fotógrafo campinense realiza exposição beneficente em prol de abrigo de animais
- Ministério Público continua acompanhando o enfrentamento da Covid-19 em Campina Grande