Prefeitura de João Pessoa amplia leitos para tratamento da Covid-19
Da Redação com Secom/JP. Publicado em 20 de fevereiro de 2021 às 21:20.

Foto: Secom/JP
A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, está ampliando o número de leitos de UTI para pacientes com covid-19, considerando o aumento de número de casos da doença – mais de 46,5 mil, e o índice de 81% de ocupação nas UTIs de unidades hospitalares.
Nesta semana, a ampliação de leitos para casos graves foi de 77 para 114, com perspectiva de alcançar 131 na próxima semana, chegando aos 150 leitos nos dias seguintes.
A rede municipal de saúde vai receber 70 novos respiradores, na próxima semana, e adaptar os serviços a partir da próxima segunda-feira (22) para ampliar a assistência aos pacientes de covid-19.
Duas unidades de pronto atendimento (UPAs) terão atendimento exclusivo para quem estiver com covid-19 ou sob suspeita de infecção.
As novas medidas foram definidas neste sábado (20) pelo Comitê Intersetorial Covid-19, formado por representantes da Prefeitura e do Governo do Estado.
A ampliação do número de leitos também conta com parceria do Hospital Universitário Lauro Wanderley.
A Prefeitura vai receber mais 70 respiradores para equipar as UTIs, até a próxima quarta-feira (24).
Os equipamentos foram disponibilizados após ação direta do prefeito Cícero Lucena junto ao Ministério da Saúde.
As UPAs Oceania e Bancários voltam a atender exclusivamente pacientes com suspeita de covid-19, assim como o Prontovida, que passa a funcionar como pronto atendimento para casos de síndrome gripal.
As UPAs Valentina e Cruz das Armas funcionarão de forma híbrida, atendendo também o público geral.
Os serviços de pediatria serão deslocados e concentrados no Hospital do Valentina, evitando o contato com os pacientes de covid-19.
Tele+Saúde – A partir desta segunda-feira (22), o atendimento do Tele+Saúde será ampliado.
O funcionamento do serviço de assistência para casos suspeitos de covid-19 será das 7h às 11h e das 12h às 22h.
Por meio do número 3218-9214, o usuário é atendido por um médico, que faz a avaliação do quadro clínico a partir do que for relatado.
No atendimento, é feita a prescrição de medicamento e indicação do serviço de referência básica ou de urgência. Para ser atendido, o usuário deve ter em mãos documento de identidade e o cartão do SUS.

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