Economista justifica aumento no preço dos combustíveis no Brasil

Da Redação. Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 20:21.

Paraíba Online • Economista justifica aumento no preço dos combustíveis no Brasil

Foto: Reprodução

O economista Cássio Besarria comentou os recentes aumentos nos combustíveis e como eles impactam no dia a dia do cidadão brasileiro, durante entrevista à CBN FM.

De acordo com ele, em primeiro lugar é importante destacar que a Petrobras mudou a política de determinação de preços desde 2016.

“Agora há dois fatores que são extremamente relevantes no momento dessa determinação, que é justamente os preços internacionais e também a taxa de câmbio”, disse.

Essa flutuação nos preços, segundo o economista, tem impacto, inclusive, na economia doméstica, como custos básicos de transporte, e até no mercado de ações.

“O Real, está muito apreciado e isso acaba impactando também os custos de importação, então temos dois supostos vilões”

Cássio lembrou também duas crises mundiais ocorridas na década de 70 derivadas do petróleo, pontuando que até hoje a relação de dependência em relação ao item é gigantesca.

– O que se espera é que quando ocorra essa redução nos preços internacionais isso seja repassado para o mercado doméstico, mas as evidências nem sempre mostram isso, porque há nesse meio aí as distribuidoras, então o preço na refinaria cai, no entanto, as distribuidoras nem sempre repassam essa redução nos preços para os postos, então isso muitas vezes não chega na mesma proporção – finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube