Fechar

logo

Fechar

Diretora do Hemocentro da Paraíba fala sobre a importância da doação de medula óssea

Da Redação. Publicado em 19 de fevereiro de 2021 às 13:53.

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

A diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, falou em entrevista a uma emissora de rádio, nesta sexta-feira (19), sobre a importância das pessoas serem doadoras de medula óssea.

A medula óssea, que é encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco que produzem componentes do sangue como as hemácias, os leucócitos que fazem parte do sistema de defesa do organismo, e as plaquetas, que são células responsáveis pela coagulação.

Shirlene explicou os requisitos necessários para ser um doador de medula óssea.

– Para ser um doador de medula óssea precisa ter de entre 18 a 55 anos, estar bem de saúde, ter um peso acima de 50 quilos, portar um documento oficial com foto e fazer um cadastro onde vai estar autorizando a ser o provável doador de medula óssea – explicou.

Os pacientes que necessitam da medula óssea são os pacientes com leucemias, portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

A coleta de medula óssea ocorre em centro cirúrgico e é feita anestesia no doador. Após a anestesia, é feita uma punção no osso do quadril. A coleta dura aproximadamente 90 minutos.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube