Fechar

logo

Fechar

Plataforma de projetos de energias renováveis será lançada este mês

Da Redação com Ascom. Publicado em 9 de janeiro de 2021 às 19:49.

Foto: Ascom

Ainda em janeiro de 2021 será lançado o RENOVA-SEMIÁRIDO, a plataforma digital de projetos de energias renováveis que possibilitam alternativas de convivência com a região Semiárida e que foram fomentados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da Organização das Nações Unidas (ONU) e implantados em parceria com órgãos governamentais, ONGs, agências de assistência técnica, agricultores familiares, instituições públicas de ensino e professores inovadores.

O FIDA é uma agência da ONU que tem como missão permitir que populações rurais pobres em países em desenvolvimento superem a pobreza.

O desenvolvimento do RENOVA-SEMIÁRIDO foi conduzido pelo INSA (Instituto Nacional do Semiárido), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, responsável por reunir especialistas em tecnologias renováveis para apresentar projetos de grande destaque na região Semiárida com energia solar, energia eólica, biodigestores, bioágua e ecofogões.

A plataforma digital oferece ao usuário um mapa interativo com a localização dos casos de sucesso das tecnologias estudadas, com informações, fotografias e vídeos com depoimentos reais.

Também foram incluídos no RENOVA-SEMIÁRIDO exemplos de produtos e protótipos que utilizam energias renováveis desenvolvidos por professores e estudantes da rede pública, como dessalinizadores, fogões e fornos solares, completando as informações da plataforma com a apresentação de exemplos de uma educação voltada para o Semiárido.

O RENOVA-SEMIÁRIDO também é apresentado em língua inglesa, aumentando as possibilidades de visibilidade como uma plataforma bilíngue.

Esperamos que os usuários do RENOVA-SEMIÁRIDO, sejam eles produtores, agentes públicos, representantes de órgãos de fomento, educadores e sociedade civil, possam aproveitar as informações para subsidiar políticas públicas para o semiárido brasileiro e conhecer os projetos sustentáveis apoiados pelo FIDA.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube