Programa de orientação do Sebrae realizou mais de 30 mil atendimentos em 2020

Da Redação com Ascom. Publicado em 21 de janeiro de 2021 às 19:05.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Oferecer aos empreendedores de micro e pequenas empresas um serviço personalizado e gratuito de orientação, que possa identificar dificuldades e propor soluções para problemas frequentemente enfrentados no dia a dia da gestão de uma empresa.

Essa é a proposta do Negócio a Negócio, programa desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, que durante o ano de 2020 realizou 30.444 atendimentos, em 101 municípios do estado.

Baseado em um modelo de visitas presenciais, que são realizadas pelos Agentes de Orientação Empresarial (AOEs) do programa, o Negócio a Negócio teve a sua dinâmica alterada durante alguns meses do ano passado, por conta da pandemia do coronavírus, e passou a realizar também atendimentos de forma on-line, buscando apoiar os pequenos negócios diante da crise provocada pelo vírus.

Do total de atendimentos remotos e presenciais realizados em 2020, 76,2% foram de microempreendedores individuais (MEI), 23,6% de microempresas (ME) e 0,17% de empresas de pequeno porte (EPP). Em relação ao setor de atuação, 58,1% foram empresas do comércio, 30,9% dos serviços, 10,8% da indústria e 0,04% do agronegócio.

Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae Paraíba, que ouviu 378 desses empreendedores atendidos pelo Negócio a Negócio durante o ano passado, 38,3% deles atribuiu nota 10 para o programa, cuja nota média de satisfação dos participantes foi de 8,9.

Ainda segundo os dados da pesquisa, 68,8% dos participantes disseram que gostariam de receber novamente um agente do programa em suas empresas. Por fim, os números indicam que 76,5% dos entrevistados recomendariam o programa para outros empreendedores.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, os números de 2020 demonstram os diversos benefícios que o programa pode proporcionar para os pequenos negócios.

“É um atendimento gratuito, customizado e que abre as portas das diversas soluções oferecidas pelo Sebrae Paraíba para os empreendedores e seus negócios”, afirmou.

Novo ciclo – Ainda segundo a analista do Sebrae Paraíba, as atividades do Negócio a Negócio de 2021 devem ser iniciadas no mês de fevereiro. A metodologia do programa consiste na realização de duas visitas aos negócios atendidos. A primeira delas é feita para que o agente possa desenvolver um diagnóstico de gestão da empresa, verificando fatores como finanças, operações e mercado.

Com base nessas informações levantadas, em uma segunda visita, o agente recomenda soluções e melhorias para a empresa. Além disso, também entrega ao empreendedor um caderno com ferramentas e estratégias que podem ser aplicadas para contribuir com a melhoria da gestão da empresa.

Para conferir mais informações sobre o programa, os interessados podem acessar o site do Sebrae Paraíba, no endereço http://www.sebraepb.com.br/, ou entrar em contato com a instituição através do WhatsApp e da Central de Relacionamento, ambos com número 0800 570 0800.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube