Médicos destacam sequelas deixadas pela Covid-19
Da Redação*. Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 10:47.

Foto: Gian Galani/PUCPR/ Divulgação
A médica neurologista Paula Tavares afirmou que a Covid-19 pode apresentar sintomas mais graves e, por consequência, sequelas mais graves, como a trombose. Ela destacou que os pacientes que são internados em decorrência da Covid-19 podem apresentar sequelas mais severas após a recuperação.
Segundo a médica, a doença pode apresentar até alteração na musculatura corporal em alguns casos.
Sobre a possibilidade de manifestação das sequelas, o neurocirurgião Willamax Oliveira destacou que os pacientes que têm predisposição para formação de trombos podem sofrer com eventos trombólicos, arteriais ou venosos.
O sistema nervoso também é bastante afetado pela Covid-19. O psiquiatra Luan de Melo disse, durante entrevista à Rádio Campina FM, que o vírus altera a estrutura celular e ainda não se sabe que tipo de doenças esse vírus pode causar.
Mesmo após a eliminação do vírus do organismo, sintomas como a perda de olfato e paladar podem perdurar. O otorrinolaringologista Carlos Diego explicou que a anosmia acontece nos nervos e, diante da cascata inflamatória, as células base ficam acometidas por um período.
Segundo o médico, algumas pessoas também estão apresentando problemas ao sentir cheiros distorcidos. Ele disse que o distúrbio no bulbo olfatório pode perdurar por meses e até por anos.

Matérias Relacionadas
- Covid-19: diretor do Hospital Municipal Pedro I atualiza situação da unidade
- Morre em São Paulo o diretor do Grupo São Braz
- Bolsonaro sobre compra de vacinas: “Só se for na casa da tua mãe”
- Ex-secretário de Educação de João Pessoa morre por Covid-19
- Covid 19: Globo adia gravações de duas novelas
- Brasil tem mais de 1.700 mortes por Covid em 24 h