Fechar

logo

Fechar

Hospital Universitário de JP recebe obras de reordenamento

Da Redação com Ascom. Publicado em 8 de janeiro de 2021 às 13:58.

Para garantir maior segurança e comodidade para aqueles que utilizam o estacionamento do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, foi iniciado projeto de melhoria do espaço.

Entre as principais intervenções estão serviços de infraestrutura; poda e retirada de árvores com estrutura comprometida; além do plantio de mudas.

Também teve início o reordenamento das vagas com objetivo de oferecer melhores condições de acessibilidade aos usuários do estacionamento.

O superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, explicou que a inciativa foi priorizada em virtude da demanda urgente de reformulação do estacionamento com vistas a ordenar fluxos, organizar o espaço, oferecendo assim melhores condições para utilização do local.

“Estamos realizando obras de infraestrutura nos estacionamentos a fim de otimizar o acesso do público usuário, que inclui pacientes, funcionários, docentes e estudantes”, informou o gestor.

O estacionamento do Hospital Universitário Lauro Wanderley dispõe atualmente de 345 vagas comuns e 22 vagas reservadas.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A proposta de adequação inclui o estacionamento interno e o do ambulatório Professor Antônio Dias dos Santos. Atualmente, mais de 2,6 mil veículos estão cadastrados para utilização do espaço.

De acordo com a chefe do setor de Infraestrutura Física do HULW, Márcia Dutra, as principais mudanças de infraestrutura implantadas constam de pintura das faixas para delimitação de vagas, organização do espaço de forma a dispor do maior número possível de vagas, direcionamento do fluxo de veículos, pintura de delimitadores e meios fios, e pintura de faixas de pedestres.

A sinalização para estacionamentos em áreas de hospitais é importante para manter a organização e evitar acidentes de trânsito, mas também para combater condutas inadequadas como parar veículos em locais restritos a ambulâncias.

Esse tipo de sinalização é composto por símbolos, placas, marcas e legendas sobre a pista de trânsito.

A chefe da Unidade Apoio Operacional (UAO) do HULW, Suéllida Lima, detalhou que os trabalhos incluem a realização de podas e supressão de árvores, demarcação de vagas com pintura horizontal, além de mudança no fluxo das vias permitindo melhor organização para entrada e saída dos veículos.

“A intervenção teve como uma das finalidades adequar o estacionamento para atender à demanda crescente por vagas para veículos na instituição”, explicou.

Os trabalhos de poda programada foram iniciados no dia 28 de dezembro de 2020 e a previsão é que sejam concluídos até o fim de janeiro.

“Devido à dimensão do estacionamento, assim como à disponibilidade dos recursos, o trabalho deve ser concluído no decorrer do mês de janeiro”, informou Suéllida.

A poda das árvores do estacionamento do HULW e a retirada de espécies com estruturas comprometidas seguiram a devida autorização da Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), conforme lei municipal que prevê expedição de licença prévia por órgão competente.

“O trabalho é feito exclusivamente pela equipe da UFPB, pois não possuímos equipamentos que possibilitem tal atividade. Quanto à demarcação e reparos estruturais, está sendo realizado pela equipe do Setor de Infraestrutura do Hospital”, disse.

No caso das árvores cortadas, as espécies serão repostas conforme estabelece a legislação ambiental objetivando a manutenção de índices mínimos de cobertura vegetal.

Com isso, o HULW vai fazer o plantio de pelo menos 21 mudas para garantir a arborização do espaço.

“Para cada árvore suprimida, devem ser plantadas três unidades. Sendo assim, plantaremos 21 mudas conforme recomendação da Sudema”, afirmou a chefe da UAO.

Também foi realizada a análise do estado de saúde das árvores do estacionamento do Hospital, para identificar quais delas estavam danificadas e que, portanto, deveriam ser suprimidas.

Nesse caso, são verificadas situações como presença de cupins ou fungos e condições das raízes.

As inspeções foram realizadas por técnicos da Sudema em ainda pelo engenheiro ambiental da Superintendência de Serviços Gerais da UFPB, atendendo à solicitação do HULW. A técnica da poda segue as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube