Hospital de Trauma comemora primeira doação de órgãos de 2021
Da Redação*. Publicado em 5 de janeiro de 2021 às 9:30.

Foto: Reprodução
Em entrevista à Rádio Caturité FM, nesta segunda-feira, 4, a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho, destacou a primeira captação de órgãos para transplantes de 2021, que foi realizada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.
Segundo ela, o paciente doador foi um jovem, de 17 anos, vítima de acidente de moto, e os familiares autorizaram a doação de órgãos. Foram doados o fígado, as córneas e os dois rins.
“Através desse ato generoso e solidário dessa família, mediante a uma dor irreparável, outras pessoas vão dar continuidade a seus projetos de vida”, disse.
Rafaela pontuou que o hospital vem se destacando como uma das unidades hospitalares que promovem mais a doação de órgãos em todo o Estado.
Diante dessa doação, ela fez um balanço do ano de 2020 e enfatizou que em meio à pandemia, tudo teve que ser reinventado, mas mesmo assim, foi possível realizar alguns transplantes, seguindo os novos protocolos.
“Acreditamos que o ano de 2021 será um ano promissor. É importante enfatizar que mesmo diante de tantas dificuldades que estamos enfrentando em relação à pandemia, a Central de Transplantes se manteve ativa durante todo esse período, sempre buscando melhorias e algo que pudesse beneficiar cada vez mais esses pacientes que estão aguardando por um órgão”, destacou.

Matérias Relacionadas
- Sindicato educacional lamenta não ter participado de reunião com João Azevêdo
- Hospital campinense registra aumento de atendimentos por picadas de animais peçonhentos
- Hospital de Trauma de CG continua atendendo muitas vítimas de acidentes de moto
- Covid-19: Hospital Pedro I registra grande queda no número de internações
- Polícia apreende três adolescentes com carro roubado em Campina Grande
- Hospital de Trauma registra redução no número de atendimentos em Campina