Delegado alerta população para golpes virtuais, inclusive com o Pix

Da Redação. Publicado em 21 de janeiro de 2021 às 19:29.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O delegado da Delegacia de Defraudações de Campina Grande, Gerônimo Barreto, alertou a população sobre alguns golpes que vêm sendo praticados no ambiente virtual, inclusive utilizando-se da nova ferramenta de transferência bancária, o Pix.

De acordo com ele, é perceptível o quanto o Pix favorece as transações lícitas de forma prática e útil, mas é importante ter em mente que, da mesma forma que os progressos trazem desenvolvimento e aspectos positivos, acabam abrindo brechas para ilegalidades.

O delegado destaca que a ferramenta não coloca um limite de horário para as transações e pode facilitar que o dinheiro seja repassado para diversas contas, inclusive, em algumas delas sem vínculo direto do CPF com o código, o que dificulta o trabalho policial em tentar responsabilizar os infratores e obter os recursos de volta.

“Lembramos que os golpes de uma forma geral, e aí o Pix também se aplica eles, geralmente são pedidos de valores, a maioria dos quais com uma possível promessa de benefício que dão uma vantagem muito grande, um objeto com uma valor muito baixo, ou um pedido de empréstimo que não é comum que a pessoa que está solicitando faça”.

Em todos os casos, segundo Gerônimo, é imprescindível ter cautela, tal como em ambientes presenciais quando trata-se de valores.

“O ambiente virtual facilita as coisas, mas nem tudo é sério, nem tudo é verdade. Em caso de dúvida procure se certificar com a pessoa que está passando esse pedido, ou com a instituição financeira à qual você está vinculado”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube