Fechar

logo

Fechar

CoronaVac: Secretário paraibano analisa taxa de eficácia da vacina

Da Redação*. Publicado em 13 de janeiro de 2021 às 12:02.

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

De acordo com o secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, a informação de que a eficácia global da vacina da CoronaVac contra a Covid-19 é de 50,38%, é uma notícia boa por se tratar de uma ferramenta que bloqueia 50% das possibilidades de danos às pessoas.

“A CoronaVac é uma vacina de vírus inativado, logo expõe as pessoas que vão recebê-la a todo o material viral. Além disso, é um RNA vírus, que são vírus com grande capacidade de sobrevivência e adaptação porque mutam”, explicou.

O secretário informou que foram expostos à vacina, os profissionais de saúde da linha de frente, que têm contato direto com altas cargas virais. O resultado disso foi que mesmo assim, a vacina apresentou uma proteção, ou seja, depois do contato com o vírus, metade das pessoas não apresentaram nem o início dos sintomas, não permitindo então que o vírus ao se instalar, multiplicasse.

“O vírus foi neutralizado assim que chegou no organismo dessas pessoas”, destacou.

Beltrammi explicou que para alcançar 10% da população paraibana, o coronavírus ceifou 3.800 vidas e que o caminho dos próximos 60% para que sejam alcançadas 70% de imunidade populacional sem a vacina, pode ceifar quase 23 mil vidas.

Ele relembrou que vacinas como a da gripe e a rotavírus são vacinas que são tomadas todos os anos e também têm eficácia entre 55% e 60%.

“O papel das vacinas sempre foi, historicamente, evitar que as pessoas fiquem gravemente doentes. Fazer com que o coronavírus e a Covid se convertam em uma gripe comum é a tarefa das vacinas e eu não tenho dúvida nenhuma que a CoronaVac, junto com a vacina da Fiocruz, Oxford, e outras que virão ao Brasil, vão cumprir sim esse papel. […] Agora é hora de compreender que as vacinas são a nossa porta para um futuro em que a pandemia estará sob o controle”, finalizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube