Secretário destaca aumento de leitos de UTI para pacientes com Covid da PB
Da Redação de João Pessoa. Publicado em 1 de dezembro de 2020 às 21:27.

Foto: Paraibaonline
O secretário executiva de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi voltou a alertar sobre o aumento de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus e que para atender a demanda, o governo do Estado abriu 36 novos leitos de UTIs e dentro de 15 dias estarão em funcionamento para manter a eficiência do Plano de governo no combate à doença.
“Dez novos leitos de terapia intensiva para adulto já estão ativos no Hospital Metropolitano e mais 15 no Hospital das Clínicas em Campina Grande. Até o final da semana mais 6 novos leitos estão senso abertos no Complexo Hospitalar Regional de Patos e até a metade da próxima semana, mais 5 para o Hospital Clementino Fraga em João Pessoa”, explicou.
O secretário informou ainda que outros 36 leitos de UTIs de adulto serão mantidos como parte do plano de contingenciamento. “Neste momento, nós temos a capacidade de seguir ampliando e isso vai exigir que a gente também siga monitorando o cenário 24 horas por dia para entender como avançamos, mas lembrar que a situação pode ficar estável, alias essa é tarefa de cada um de nós até chegada das vacinas”, destacou.
Ele lembrou ainda que a Paraíba está numa situação de riscos de crescimentos de casos de óbitos e o único remédio não é nada que se tome via oral ou injetável, mas tomando os devidos cuidados usando a máscara, lavando as mãos e não se aglomerar em hipótese alguma.
“Na Paraíba nós temos o privilégio de poder ter um instrumento que nos guie para permitir que as autoridades estaduais, municipais e o sistema de justiça possam entender qual é a real situação para juntos sempre de maneira solidária tomar decisões para agora ou mais pra frente”, avaliou.
Beltrammi ressaltou ainda que a pandemia não terminou como muita gente pensa, o plano de contingência continua ativo e que os profissionais de Saúde já aprenderam muita coisa nesse caminho e vão continuar aprendendo e usando o que de positivo já foi feito.
Sobre a atual ocupação de leitos UTIs, o secretário informou que em todo o Estado o percentual é de 56%. Na região metropolitana de João Pessoa são 66%, mais 38% na região de Campina Grande e 68% no Sertão e Alto Sertão.
“Estamos numa curva ascendente por isso eu peço para pessoas mais coragem, força e solidariedade para cuidar de si e de todos nós obedecendo às regras básicas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus”,completou.

Matérias Relacionadas
- Novo ´anormal´: super-ricos recuperarão perdas da pandemia em tempo recorde
- Covid 19: Brasil registra novamente mais de 1.300 mortes em 24h
- Prefeito de Cabedelo cancela festa de carnaval e recursos já tem destinação
- Fiocruz só entregará primeiras doses da vacina em março
- SMS dá sequência à campanha de vacinação contra Covid-19 em CG
- William Bonner detona no JN: “Estamos esgrimando com loucos”