Fechar

logo

Fechar

Porto de Cabedelo supera em movimentação de cargas em 2020

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 31 de dezembro de 2020 às 16:26.

O Porto de Cabedelo movimentou 1.139.141 toneladas de cargas em 2020. O número é 5,25% maior que a movimentação de 2019, mesmo durante um ano de pandemia.

Os dados são do setor de Gerência de Operações, da Companhia Docas da Paraíba, divulgados nesta quinta-feira (31).

O mês de novembro apresentou a maior movimentação do ano. No total, 157.200 toneladas de produtos passaram pelo cais durante o mês.

O resultado, além de ser o maior do ano, representa um crescimento de 90% em relação ao mês de outubro, quando a movimentação foi de 82.688 toneladas.

“Foi um ano de pandemia onde todos os protocolos mudaram. Durante o período de março houve incertezas e mudanças no planejamento da Companhia. Mas é com muita satisfação que a gente finaliza um ano de dificuldade, com resultado positivo e com crescimento. Além disso, já estamos com perspectiva de começar o ano batendo recorde de movimentação no mês de janeiro, se comparado ao mesmo mês de 2020”, destacou a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

A previsão é que o mês de janeiro ultrapasse as 100 mil toneladas movimentadas, número já superior ao mesmo mês de 2020, quando foram movimentadas cerca de 70 mil toneladas de cargas.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Dos doze meses de 2020, onze tiveram saldo positivo em relação ao ano anterior. “Em maio, no auge da pandemia, mantivemos nosso funcionamento 24 horas e crescemos 32% em relação ao ano anterior”, detalha a presidente.

Várias cargas foram operadas no Porto de Cabedelo durante o ano de 2020, que também marcou a chegada de uma nova operação: a exportação de sal marinho.

Dez mil toneladas da carga que chegou até o porto paraibano, após sair do Rio Grande do Norte, foram armazenadas em big bags e exportadas para a Holanda. O produto será usado no local para o derretimento de gelo.

Entre os principais produtos, a Companhia Docas da Paraíba também operou o malte, o petcoke, a gasolina, o diesel, o trigo, a ilmenita e o clinker, que não era operacionalizado pelo Porto de Cabedelo desde 2013.

Para 2021, já está marcada para o dia 14 de janeiro a assinatura dos Termos de Aceitação Provisória das Áreas, com a presença do secretário de Portos e do Consórcio Nordeste.

“Com essa parceria, vamos concretizar investimentos superiores a R$ 100 milhões”, adiantou Gilmara Temóteo.

Além disso, destacou que a meta para 2021 é bater o recorde de 2 milhões de toneladas movimentadas, contando com novas operações que devem iniciar, como a exportação do coque e do açúcar.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube