Fechar

logo

Fechar

TRE-PB lamenta falhas na apuração e acredita que não haverá problemas no 2º turno

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 16 de novembro de 2020 às 13:00.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Joás de Brito, lamentou a falha ocorrida na apuração das eleições concentrada em Brasília, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocasionando um grande atraso nos resultados das eleições em todo o país, nesse domingo (15). O TRE da Paraíba continuou apurando, só que não podia fazer a divulgação.

“O que ocorreu foi um problema técnico, que o próprio TSE explicou em nota, que inclusive os TREs estavam enviando em tempo real, só que com o acúmulo de dados que foram chegando, bloqueou o sistema, que paralisou e teve que ser reiniciado, levou um tempo, e nesse espaço houve perdas de informações. Nós tivemos que reenviar resultados de algumas seções que já tínhamos enviados. Foi por isso que houve um delay”, explicou.

Segundo ele, todo planejamento foi feito incluindo o contingenciamento de urnas para cobrir as que dariam e deram defeito, mas nada que atrapalhasse o andamento da votação na Paraíba, porque tudo foi preparado para fazer as devidas substituições.

Independente dos percalços causados pelo atraso, o presidente avaliou que o pleito foi tranquilo, com poucas ocorrências e muita segurança, e todo o material necessário foi distribuído em tempo hábil, a exemplo do álcool em gel e proteção para os mesários e servidores da Justiça que estiveram trabalhando nas eleições.

Segundo ele, para o segundo turno das eleições os preparativos já estão sendo iniciados e acredita que vai ser mais tranquilo ainda. “São apenas duas semanas e dois candidatos, então tudo vai transcorrer com mais tranquilidade. Acredito que o resultado vai sair com mais rapidez até porque são menos dados a serem fornecidos ao TSE. Tudo isso vai simplificar, e nós teremos o resultado bem mais célere nesse segundo turno”, avaliou.

Sobre a segurança policial, o presidente creditou todo o trabalho para as forças de segurança do Estado, que garantiram que tudo acontecesse dentro da normalidade e paz.

“O governo do Estado se comprometeu a fazer o seu papel, tanto é que o fez muito bem e vou agradecer pessoalmente ao governador todo o empenho. Nós tivemos pedidos de tropas federais e foram todos indeferidos exatamente na confiança que teríamos na prestação muito eficiente da segurança do Estado”, observou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube