Fechar

logo

Fechar

Sesc Paraíba destaca nutrição aliada à redução do risco de câncer de próstata

Da Redação com Ascom. Publicado em 22 de novembro de 2020 às 17:41.

Foto: Ascom

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha Novembro Azul tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

E, quando falamos em prevenção de doenças, a nutrição é uma importante aliada. Portanto, ressaltamos alguns alimentos e seus compostos bioativos com ação na redução do risco de câncer de próstata e no combate da progressão da doença, demonstrados em diversos estudos.

Licopeno

Vamos começar destacando o licopeno, substância que tem sua coloração variando de amarelo a vermelho e possui efeitos antioxidantes. Tomates e derivados aparecem como as maiores fontes de licopeno.

Porém o licopeno presente nos tomates varia com o grau de amadurecimento dos mesmos, estudos afirmam que o tomate vermelho maduro contém maior quantidade de licopeno. Em relação à biodisponibilidade, observa-se que o consumo de alimentos processados ​​à base de tomate apresentam níveis mais elevados de licopeno do que tomates crus frescos.

Confira as dicas da nutri

O processo de cozimento torna o licopeno melhor absorvido, por isso, é interessante o consumo de molho de tomate, de preferência caseiro, ou a adição de tomate às preparações cozidas. E para intensificar ainda mais essa absorção, adicione ao molho de tomate cozido uma fonte de gordura boa, como o azeite de oliva, pois isso aumentará de 2 a 3 vezes a absorção do licopeno.

Caso opte por produtos industrializados, prefira o molho de tomate ao extrato de tomate e verifique o rótulo dos produtos, escolhendo os que não tem adição de glutamato monossódico e açúcar, e com menor teor de sódio.

Temos também como fontes de licopeno: melancia, goiaba, cenoura, mamão, e esses podem ser acompanhados de abacate, importante fonte de gordura que irá auxiliar na absorção do licopeno.

Outros alimentos importantes destacados na prevenção do câncer de próstata que precisam ser frequentemente consumidos:

· Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, acelga;

· Vegetais aliáceos, como o alho, alho-poró, cebola;

· Resveratrol, que tem sua maior concentração encontrada na casca das uvas pretas e tintas;

· Romã;

· Chá-verde.

· Cúrcuma

A prevenção é a melhor forma de cuidar na nossa saúde!

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube