Presidente da Aesa nega cobrança de tarifa da transposição por parte do Estado
Da Redação. Publicado em 25 de novembro de 2020 às 15:07.

Foto: Paraibaonline
O presidente Jair Bolsonaro negou, nas redes sociais, que a transposição do Rio São Francisco seria privatizada e disse que o Governo Federal não tem realizado nenhuma cobrança do serviço ainda, e mesmo assim os governos dos estados da Paraíba e do Pernambuco estariam cobrando dos usuários uma tarifa pelo consumo.
Segundo informações do presidente da Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba, Porfírio Loureiro, é inverídica a informação de que o Governo do Estado já estivesse cobrando pelo consumo da água da transposição, e que desde 2015 o que se cobra é o uso da água bruta dos açudes estaduais e poços outorgados, tanto por parte da Cagepa, como de usuários da indústria.
– Com relação à transposição, ainda não há nenhuma cobrança sendo realizada, porém há um estudo de que o valor será cobrado pelo Governo Federal, através da Codevasp, que é a operadora da obra. Ainda será necessária a construção e finalização de alguns mananciais para que haja um consenso de cobrança de valor por parte dos governadores dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – disse.
Porfírio ainda contou que desde fevereiro deste ano a Paraíba não recebe águas da transposição do Rio São Francisco
Com relação à notícia de possível parceria com a iniciativa privada para a operação e manutenção do sistema de transposição, o presidente da Aesa contou que no momento o que há são especulações, porém esta seria uma solução para o barateamento dos custos da tarifa, tendo em vista que o valor cobrado pelo consumo de energia gira em torno de 80% do total.
Além disso, traria desenvolvimento para os quatro estados. Ele acha que este é um assunto que ainda deve ser muito discutido.
Informações veiculadas na Rádio Campina FM.

Matérias Relacionadas
- Aesa: chuvas em JP foram as maiores dos últimos 27 anos
- Confira a previsão do tempo para este sábado em toda Paraíba
- “Chuvas no Sertão da Paraíba já eram esperadas, mas não tão intensas”, aponta meteorologista
- Final de semana registrou muita chuva no Sertão do Estado
- Aesa prevê chuvas no período de Carnaval. Saiba os municípios que registraram o maior índice
- Aesa divulga ranking de cidades com mais chuvas em 2020 e 2021