Fechar

logo

Fechar

Cagepa reativa sistema de abastecimento de água em duas cidades

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 5 de novembro de 2020 às 10:39.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Marcus Vinícius Neves, entregou, na terça-feira (3), o novo Sistema de Abastecimento de Água de Picuí e Nova Palmeira.

A obra permitirá a retomada do abastecimento nos dois municípios, que, devido à estiagem e consequente baixo nível dos mananciais, estavam há mais de quatro anos sem água nas torneiras.

Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a reativação do sistema, que representa um investimento de R$ 800 mil da Cagepa.

A ocorrência de chuvas este ano na região elevou o nível do açude Caraibeiras. Marcus Vinícius explicou que, a partir daí, a Cagepa investiu na reforma total do sistema, que estava parado desde o colapso no abastecimento causado pela seca na região, em 2016.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

“Adequamos a Estação Elevatória de Picuí, implantamos uma adutora de água bruta de 150 milímetros com 1 km de extensão e recuperamos outros 1,5 km de adutora. Concluímos a Estação de Tratamento de Água de Nova Palmeira e recuperamos os reservatórios dos dois municípios, além de adquirirmos equipamentos, flutuante, conjunto motobomba e quadro de comando. Tudo novo para um novo tempo em Picuí e Nova Palmeira”, disse.

Com o sistema reativado, as duas cidades voltarão a receber água gradativamente. Foram realizadas 5.476 novas ligações de água em Picuí e 1.052 em Nova Palmeira.

“Agora, carro-pipa é passado. Temos muita satisfação de voltar a atender essas famílias. Esse não é um ato de apenas ligar uma torneira, mas sim de continuar prestando serviço à população dessas cidades”, afirmou o presidente da Cagepa.

Ainda em seu discurso, Marcus Vinícius anunciou a retomada dos trabalhos da TransParaíba. “O governador João Azevêdo determinou e estamos retomando a Transparaíba, maior obra hídrica do Estado. Estaremos, neste mês de novembro, relicitando esse projeto para trazer água da Transposição do Rio São Francisco para nosso Cariri e Curimataú paraibanos”.

Foto: Secom/PB

Homenagem

O presidente Marcus Vinícius Neves, o gerente Regional da Cagepa na Borborema, Lucílio Vieira, e todos os empregados da companhia que estiveram à frente da reativação do sistema de abastecimento de água receberam o Título de Cidadão Picuiense.

O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores do município de Picuí.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube