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Black Friday: Sebrae-PB dá dicas para os pequenos negócios aproveitarem a data

Da Redação com Ascom. Publicado em 21 de novembro de 2020 às 12:00.

Faltando apenas uma semana para a data oficial da Black Friday, que este ano ocorre no dia 27 de novembro, os empreendedores de pequenos negócios que desejam impulsionar o faturamento nas últimas semanas do ano ainda podem organizar as suas empresas para aderir à data promocional.

Para isso, conforme recomendação do Sebrae Paraíba, é importante a realização de um planejamento detalhado, que leve em consideração desde a disponibilidade de estoque até a logística para a entrega dentro do prazo dos produtos e serviços adquiridos pelos consumidores.

De acordo com a analista do Sebrae, Éricka Vasconcelos, um conceito importante dentro desse planejamento é trabalhar com verdade e honestidade.

“A Black Friday é uma oportunidade para renovação de estoque e geração de capital de giro, especialmente para que as empresas possam realizar as compras e vendas de final de ano. Além disso, a data é uma oportunidade para apresentar produtos e serviços a novos clientes. Por essa razão, é importante que a empresa seja verdadeira nesse período, não fazendo promoções que depois o cliente possa descobrir que não existem e acabe por se afastar da empresa”, explicou

Ainda falando sobre o planejamento para a data, Éricka Vasconcelos destacou que a Black Friday pode ser um eficiente instrumento para a atração de novos clientes.

“As pessoas estão esperando muito para comprar nesse período e elas vão comprar de quem apresentar boas oportunidades”, pontuou a analista, ao destacar que o empreendedor deve aproveitar a oportunidade para estreitar relacionamentos e conhecer melhor seus clientes.

Por fim, também é importante recordar que, ao decidir participar da Black Friday, a empresa deve possuir estoque suficiente e logística adequada para atender aos consumidores de forma ágil e objetiva.

“Aderir à Black Friday não é só aderir. Existe todo um planejamento comercial, que deve analisar o estoque disponível e qual será o limite de desconto que a empresa poderá oferecer”, acrescentou a analista do Sebrae.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Confira a seguir outras dicas práticas para a Black Friday:

Faça um planejamento – verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.

Seja verdadeiro e transparente – faça um portfólio honesto para a Black Friday. Os clientes já estão se preparando para essa data. Muitos já estão pesquisando preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto.

Busque parcerias – busque outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e trazer alto valor agregado ao produto inédito.

Invista em comunicação – estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso, planeje com antecedência, invista em todas as plataformas online que você tem à disposição.

Foque nos seus pontos fortes – em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções que realmente façam a diferença.

Prepare sua estrutura – é imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente, impossibilitando a compra.

Brindes e combos – aproveite a Black Friday para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.

Para mais informações e orientações sobre a Black Friday, os empreendedores podem acessar a página especial criada pelo Sebrae, com conteúdos gratuitos sobre o tema, no endereço https://www.sebrae.com.br/blackfriday.

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