Fechar

logo

Fechar

Black Friday: Procon-JP orienta sobre compra segura e publicidade enganosa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 16 de novembro de 2020 às 9:45.

Foto ilustrativa: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

O pessoense que pretende aproveitar os descontos durante a Black Friday, megapromoção que ocorre em todo Brasil no final de novembro, deve ficar atento às promoções anunciadas em estabelecimentos comerciais físicos e virtuais e verificar se o desconto é real.

Este ano, a Black Friday será realizada no dia 27 de novembro, mas algumas lojas já estão anunciando os descontos. Para deixar o consumidor mais atento, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor orienta para uma compra segura.

O Procon-JP alerta principalmente para as compras realizadas nos dias que antecedem a data oficial da Black Friday, momento em que mais ocorre a chamada ‘maquiagem’ nos preços, já que existe a possibilidade dos produtos terem tido o valor aumentado algumas semanas antes da promoção anual e, nos dias que antecedem a mega promoção, voltarem ao valor anterior ou terem um desconto irrisório, mas dando a impressão de que existe uma redução muito maior nos preços.

A Black Friday é uma ação de consumo planejada para ‘esquentar’ as vendas no comércio em todo o mundo e que vem crescendo a cada ano. A mega operação traz realmente grandes descontos, mas, também é passível de irregularidades e pode ocorrer o desvirtuamento do objetivo do evento comercial para se ganhar mais do que o previsto em cima da ‘boa fé’ do consumidor.

Necessidade – Um detalhe importante é que o consumidor não compre no ímpeto de apenas aproveitar um grande desconto em um produto que não precisa ou não deseja somente para aproveitar um preço baixo.

Como é uma promoção programada, é importante que a pessoa se planeje para comprar algo de que está realmente precisando e que normalmente não caberia em seu orçamento mensal.

Sites – As transações durante a Black Friday também dão um ‘boom’ nos sites de compras e por isso o Procon-JP alerta para as compras através da internet. O consumidor deve dar preferência a sites com boa reputação no mercado e que já tenha usado antes ou foi indicado por alguém de confiança.

Também se deve desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado e novamente ficar atento para a maquiagem nos preços. Não se deve esquecer que produtos com descontos muitos grandes podem estar maquiados.

O consumidor deve sempre conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato), e entrar logo em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algum problema durante a transação.

Em caso de dúvida o consumidor deve ligar para o Procon-JP no 0800-083-2015 ou no 3218-5720 para agendar atendimento na sede da avenida Pedro I, 473, Tambiá.

O site proconjp.pb.gov.br também disponibiliza a lista de lojas virtuais não confiáveis.

Dicas para compra segura pela internet:
– Preferir sites com boa reputação no mercado
– Desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado
– Verificar se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site
– Verificar a adoção de sistemas de segurança (cadeado ativo no canto direito da tela) principalmente quando fornecer dados pessoais
– Desconfiar de formas de pagamento incomuns como depósito em conta de pessoas físicas
– Conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato)
– Evitar compras através das redes sociais, preferindo sites de compras
– Entrar imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube