Fechar

logo

Fechar

“A história do Brasil teve a contribuição decisiva do povo negro”, destaca historiador

Da Redação. Publicado em 20 de novembro de 2020 às 21:25.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Em entrevista à Rádio Caturité FM, o professor e historiador, Ariosvalber Oliveira, falou sobre o Dia da Consciência Negra, que é celebrado neste dia 20 de novembro.

Ele destacou que a importância dessa data se dá pela necessidade de se refletir e compreender “que a história do Brasil teve a contribuição decisiva do povo negro. O Brasil teve na escravidão a sua principal instituição social no processo de formação e essa história ela está presente hoje”, destacou.

Ariosvalber listou os problemas que ainda existem, como o racismo estrutural e a desigualdade social, mas em contrapartida relembrou que apesar de ser um dia de denúncia e reflexão, é dia de celebrar a cultura, o orgulho e também as raízes.

Além disso, em sua participação, o professor destacou que é necessário Campina Grande refletir em relação às eleições deste ano, quando Campina Grande elegeu pela primeira vez na sua história uma vereadora negra, Jô Oliveira.

“É um motivo de alegria e de festa, porque é uma mulher negra e uma mulher que veio da classe trabalhadora, mas isso demonstra também o racismo estrutural. Como é que em uma cidade de maioria dominantemente negra e parda, apenas em 2020 termos a primeira representante e mulher negra na Casa Legislativa Félix Araújo”

Ele destacou que a vitória da vereadora é um momento de alegria, orgulho e que mostra um Brasil que está sendo representado e que luta pela representação.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube