Fechar

logo

Fechar

Técnicos coletam sementes de árvores nativas para produção de mudas em JP

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 24 de outubro de 2020 às 18:00.

Foto: Secom/JP

Os técnicos do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão fazendo a coleta de sementes de árvores nativas para a produção de mudas.

A coleta é feita em árvores consideradas matrizes e georeferenciadas, localizadas em diversas cidades da Paraíba.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a produção de sementes e as ações do Viveiro Municipal de Plantas Nativas são uma das etapas mais importantes para a manutenção e recuperação de nossas áreas verdes.

“É por meio do trabalho dos nossos viveiristas e biólogos que nasce o verde de João Pessoa. É um trabalho incansável, que envolve, antes de qualquer coisa, profissionalismo e amor pelo meio ambiente”, concluiu.

Essas árvores são acompanhadas e monitoradas a partir da Rede de Sementes, formada por técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PMJP e diversas outras instituições que trabalham com reflorestamento.

Os técnicos usam mapas, visitam ás áreas, localizam as árvores e fazem a coleta. Em seguida, as sementes passam por um processo.

O biólogo Carmelo Édson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal, destacou a importância dessa ação. “É nesse momento que escolhemos as espécies, procurando sempre por árvores que são nativas, que já estão adaptadas ao nosso bioma e crescem mais saudáveis, mais fortes.

Fazemos sempre a coleta das mudas que têm mais procura, como ipês, pau brasil, sibipirunas, saboneteiras. Todas nativas da Mata Atlântica, nosso principal bioma”, afirmou.

Depois de feita a coleta, as sementes são levadas para o Viveiro Municipal, passam por um processo de secagem em telas, sempre na sombra e em seguida uma parte vai para a câmara fria e outra para o chão.

Quando germinam são transferidas para os saquinhos, para distribuição com a população, replantio de áreas degradadas, replantio nos bairros e demais áreas urbanas como escolas, condomínios entregues pela PMJP e ainda durante ações promovidas pela Semam.

Plantio urbano – O plantio urbano da cidade de João Pessoa é coordenado pela Semam. Os técnicos fazem um estudo prévio das áreas que precisam de árvores, avaliam as condições do local – checando se as raízes das árvores não vão atingir a rede de saneamento ou se os galhos poderão tocar a fiação pública. Para cada área são escolhidas espécies que melhor se adaptam às condições do local.

Serviço – O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica em Gramame, na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, funcionando para atendimento ao público nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30. Cada pessoa pode se dirigir ao Viveiro e pegar até duas mudas de árvores nativas e receber as orientações sobre o plantio.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube