Fechar

logo

Fechar

Prefeitura de Campina realiza dia D de vacinação da poliomielite

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 17 de outubro de 2020 às 14:18.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Neste sábado, 17, a Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza o dia D da Campanha de Imunização da Poliomielite e da Campanha de Multivacinação. No total, 67 Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas vão funcionar das 8h às 17h.

A vacina contra a Poliomielite (VIP) é administrada em três doses: aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de vida, com dois reforços com 15 meses e, depois, aos 4 anos de idade. A vacina protege contra dois sorotipos da Poliomielite, evitando a paralisia infantil, e a eficácia é de até 95%. O objetivo é vacinar 95% das crianças nesta faixa etária, o que corresponde a cerca de 22 mil pessoas.

Também serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização com o objetivo de atualizar a situação vacinal de todas as crianças e adolescentes, com até 15 anos de idade na cidade.

As vacinas contempladas protegem contra a meningite, hepatite, coqueluche, sarampo, rubéola, rotavírus, difteria, tétano, pneumonia, tuberculose e HPV para meninos de 11 até 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

Para os adolescentes que já tomaram a vacina da meningite, é necessário procurar os serviços novamente porque uma nova vacina está sendo ofertada, a Meningocócica ACWY, implementada neste ano no esquema vacinal, que protege contra mais subtipos da meningite.

Outra novidade é que a vacina da Febre Amarela também foi incluída no esquema vacinal, para crianças menores de 5 anos de idade, com uma dose aos nove meses e um reforço aos 4 anos de idade. Antes, ela só era oferecida para quem estava com viagens marcadas para as áreas consideradas de risco.

“O dia D é importante porque concentra a oferta de todas as vacinas e estaremos com um total de 67 unidades funcionando estrategicamente distribuídas para contemplar toda a cidade”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Miralva Cruz. A campanha da poliomielite e a campanha de multivacinação seguem até o dia 30 deste mês.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube