Fechar

logo

Fechar

PMJP realiza cerca de 500 atendimentos em Ação de Saúde e Cidadania nos bairros

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 24 de outubro de 2020 às 18:15.

Foto: Kleide Teixeira

Dando continuidade ao projeto Ação de Saúde e Cidadania, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou, neste sábado (24), aproximadamente 500 atendimentos em diversas especialidades e na Atenção Básica.

O serviço acontece quinzenalmente e desta vez foram contemplados os moradores dos bairros Oitizeiro, Cristo Redentor, Jaguaribe, Bessa e Mangabeira. O objetivo da iniciativa é dar celeridade às consultas especializadas que foram suspensas no início da pandemia do Coronavírus.

“Estamos trabalhando para dar celeridade aos atendimentos, sejam eles clínicos ou especializados, garantindo a assistência da população, principalmente porque compreendemos a necessidade daqueles que precisaram de atendimento no momento mais crítico, em que tivemos que suspender no período da pandemia”, disse Flávia de Moraes, gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Desde a retomada da ação, no último sábado de agosto, 4,2 mil atendimentos já foram realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital.

Os atendimentos para as especialidades acontecem a partir de um agendamento prévio dos usuários que já estavam inseridos no Sistema de Regulação. A cada ação são ofertadas consultas especializadas de acordo com levantamento dos serviços mais solicitados pelos usuários dos bairros visitados.

Na ação deste sábado, foram ofertados atendimentos de psiquiatria infantil e adulta, ginecologia, ortopedia, reumatologia, médico da família e comunidade, otorrinolaringologia, geriatria, clínico geral, saúde bucal, psicologia, fisioterapia, nutrição, além de exames citológicos, testes rápidos, verificação de pressão arterial, testes de glicemia, auriculoterapia e aplicação de vacinas.

“As pessoas que por ventura queiram saber mais informações dessas ações e estão com exames para fazer, podem procurar o Gerente de Saúde nas USFs”, explicou a gerente de Atenção Básica.

Todos os sábados – A ação tem acontecido a cada duas semanas em uma USF de cada um dos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa. Mas a partir de novembro, as atividades acontecerão todos os sábados. “Vamos ampliar ainda mais os atendimentos, passando a oferecer especialidades todos os sábados e, assim, dando mais celeridade a essas consultas que não puderam ser realizadas antes”, informou Flávia de Moraes.

Saúde da Mulher – Durante a Ação de Saúde e Cidadania, estão sendo ofertados também serviços voltados à saúde da mulher, com encaminhamento para a realização de mamografia. Mensalmente, a rede municipal de saúde oferta 3,5 mil exames deste tipo e, há três anos, foi ampliada, em João Pessoa, a faixa etária das mulheres que podem ter acesso aos exames de mamografia por rastreamento. A faixa passou de mulheres com 50 a 69 anos de idade, para mulheres de 40 a 74 anos.

Para ter acesso ao exame, a usuária deve se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia. Em seguida, a mulher será encaminhada para os serviços de referência conveniados à rede municipal.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube