Fechar

logo

Fechar

PMJP dispõe de vários serviços para cuidar da saúde das crianças

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 11 de outubro de 2020 às 13:11.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Outubro também é considerado o Mês da Criança e nada mais importante do que cuidar da saúde dos pequenos. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa dispõe de vários serviços, cuja assistência a criança começa mesmo antes dela nascer, com o pré-natal que as mães realizam nas Unidades de Saúde da Família (USF) – na Capital são aproximadamente 100 espalhadas por vários bairros.

Quando nascem, os bebês passam a receber os cuidados da Atenção Básica também nas USFs, onde eles são acompanhados em seu desenvolvimento, como também disponibilizadas as vacinas.

Já os recém-nascidos prematuros recebem uma atenção especial no Instituto Cândida Vargas, sendo acompanhados na Unidade de Neonatologia. No instituto, o bebê também recebe assistência do Banco de Leite Zilda Arns e do método canguru – onde ele fica agarrado com a mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo, o que auxilia na sua recuperação.

Jane Morais, responsável pela Área Técnica da Criança e Adolescente da SMS, explicou que quando a criança precisa de um atendimento especializado, as equipes das Unidades de Saúde da Família fazem o encaminhamento para uma das Policlínicas que a prefeitura tem nos bairros do Cristo, Mangabeira, Jaguaribe, Mandacaru e das Praias.

“Nesses locais, são ofertadas consultas em reumatologia, dermatologia, fonoaudiologia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, nutrição, psicologia, fisioterapia, entre outras especialidades”, explicou.

As crianças também podem ser atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que funcionam 24h nos bairros de Manaíra, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas.

Nesses locais são atendidos casos como febre, intoxicação alimentar, infecções das vias aéreas superiores, infecção do trato urinário, vômitos, dor abdominal, amigdalite e viroses.

A prefeitura tem ainda o Hospital Municipal do Valentina (HMV), onde são atendidos casos clínicos, assim como urgência e emergência pediátrica. “Ofertamos tratamento clínico e cirurgias de pequeno porte, contando com 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo, 50 leitos em enfermaria e quatro leitos para atendimentos em psiquiatria.

Nos últimos dois meses, o número de atendimento aumentou em quase 5% ao mês, com uma média de 200 crianças atendidas”, afirmou a diretora geral do hospital, Ana Carolina Estrela.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) também tem uma ala específica para a ortopedia pediátrica, onde são atendidas crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

João Pessoa ainda disponibiliza para o público infantil um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), que funciona no bairro do Roger. Outro serviço muito importante é o ofertado pelo Centro de Referência Municipal e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), no bairro Pedro Gondim.

Lá, são atendidas crianças com microcefalia, síndrome Down, paralisia cerebral, autismo e deficiência intelectual, seja leve ou moderado.

Confira abaixo o endereço de alguns locais de atendimento para as crianças:

Instituto Cândida Vargas
Avenida Coremas, s/n, Jaguaribe.

Hospital Municipal Valentina
Rua Mariângela Lucena Peixoto, n° 274, Valentina Figueiredo.

Complexo Hospitalar de Mangabeira
Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira.

UPA Oceania
Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 70, Aeroclube.

UPA Célio Pires de Sá
Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo

UPA Augusto Almeida Filho
Av. Cruz das Armas, nº 1.296, Cruz das Armas.

UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias
Rua Antônio Rosa Silva, s/n, Bancários

Centro de Referência Municipal e Inclusão da Pessoa com Deficiência
Rua: Coronel Otto Feio da Silveira, nº 161, Pedro Gondim.
Informações: 3214- 3427 ou 3214- 1394

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Cirandar
Avenida Gouveia Nóbrega, Roger. Informações: 3214-3333.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube