Fechar

logo

Fechar

Paraíba lidera financiamento de projetos para agricultores familiares

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 29 de outubro de 2020 às 19:48.

Foto: Secom/PB

A Paraíba foi o Estado que mais financiou projetos para agricultores familiares na linha de crédito Pronaf Agroecologia, mesmo diante da pandemia da Covid-19, atingindo 92% da meta proposta para este ano já no mês de outubro, graças ao esforço do Governo do Estado na condução do programa, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Comparados os números com os demais Estados do Nordeste, o Norte de Minas Gerais e Espírito Santo, constatou-se um crescimento de 92% nesta linha de crédito, conforme o gerente executivo da superintendência estadual da instituição financeira, Keke Roseberg, destacando a parceria do Governo do Estado.

Os recursos contratados junto ao Banco do Nordeste neste período foram da ordem de R$ 9,1 milhões.

De acordo com o gerente da instituição financeira, além de ser um dos principais parceiros na elaboração de projetos técnicos de financiamento do banco, a Empaer promove um trabalho de sensibilização dos agricultores quanto à importância do manejo sustentável e a produção de alimentos agroecológicos e orgânicos, gerando assim uma consciência favorável à utilização da linha de crédito Pronaf Agroecologia.

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jeferson Morais, o trabalho realizado pelos extensionistas junto às famílias agricultoras tem sido de fundamental importância para alavancar o Pronaf Agroecologia no Estado, cujo crescimento é registrado a cada ano. Conforme o BNB, com base em dados do Banco Central, são 1.389 financiamentos pelo Pronaf Agroecologia na Paraíba contratados e liberados em cinco anos. Foram contempladas até agora 326 famílias agricultoras em 58 municípios paraibanos, destacando-se Aguiar, Alagoinha, Araçagi, Araruna, Conceição, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Pilõezinhos e Santana de Mangueira.

As principais atividades financiadas estão apicultura, avicultura, bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, além de frutíferas e hortaliças como alface, abacaxi, banana, cana de açúcar, coco, inhame, mandioca, manga e maracujá.

Existem vários programas de crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), cujas finalidades são para financiamentos destinados ao custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais, visando à geração de renda e a melhoria da mão de obra familiar.

“O Pronaf Agroecologia tem por objetivo financiar os agricultores familiares que produzem alimentos agroecológicos e/orgânicos”, justificou o gerente do banco.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube