Fechar

logo

Fechar

Médica explica que Isea dispões de atendimento à vítimas de violência sexual

Da Redação. Publicado em 17 de outubro de 2020 às 10:14.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

A médica do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Thaise Villarim, comentou sobre o atendimento especializado da instituição à mulheres vítimas de violência sexual, durante entrevista a uma emissora de rádio local.

De acordo com ela, é fundamental que a mulher procure o mais rápido possível o atendimento. O Isea dispões de uma equipe em plantão 24 horas, sete dias por semana para receber as vítimas.

“O atendimento é multiprofissional, com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social. É muito importante frisar que a gente respeita o sigilo da paciente, da situação que ela vem enfrentando” completou.

A médica explicou que algumas mulheres acreditam que ir ao hospital significa também buscar ajuda policial, e, inicialmente não é bem assim.

– Esse primeiro atendimento vai visar a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, contra uma gravidez indesejada. Então, os primeiros exames são feitos assim que a paciente chega e já é feito um esquema de medicamentos que evitar que ela adquira essas doenças pós exposição – disse.

Buscar cedo a ajuda pode significar não adquirir doenças, tendo em vista que, segundo a médica, se a vítima fizer o uso das medicações adequadamente as chances são baixas, além de realizar o processo de contracepção de emergência, conhecida como a pílula do dia seguinte, que se tomada cedo pode evitar uma gravidez indesejada.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube