Fechar

logo

Fechar

CAOA reestrutura Centro de Distribuição de Peças

Ascom. Publicado em 13 de outubro de 2020 às 23:39.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A CAOA reestruturou o seu moderno Centro de Distribuição de Peças, localizado em Barueri, São Paulo. O lugar que já atuava com ótimo desempenho, passou por mudanças para contemplar também os produtos da CAOA CHERY.

O lugar está estrategicamente localizado entre os acessos às principais estradas brasileiras e atende às demandas da rede de concessionárias das marcas CAOA CHERY, CAOA Hyundai e CAOA Subaru em todo o Brasil de forma ágil e rápida.

Com área total de 14.000 m² o centro de distribuição possui mais de 60 mil posições de armazenagem, considerando peças pequenas e grandes, como partes estampadas.

O espaço a princípio funcionava em Anápolis, GO, dentro da CAOA Montadora de Veículos, e foi transferido para São Paulo. “Quando concentramos toda a operação de distribuição de peças em São Paulo, facilitamos e reduzimos o tempo de atendimento às nossas redes de concessionárias”, ressalta o Diretor de Pós-Venda da CAOA Montadora, Marcio Santos.

Atualmente o local utiliza um moderno Sistema WMS (Warehouse Management System) que controla toda a gestão de compras, estoque e movimentação logística dentro do armazém, por meio da leitura dos códigos de barras de cada peça em 100% do estoque. Todo o processo é dividido em etapas a fim otimizar o tempo e garantir o recebimento dos produtos o mais rápido possível.

Tudo começa com a chegada dos produtos no armazém, onde há a desova dos contêineres, logo em seguida são conferidos todos os itens e quantidades de peças. Nas próximas etapas são feitos o armazenamento e a separação, processo extremamente ágil e eficiente, realizado com o auxílio do sistema que direciona o colaborador para onde a peça deve ser armazenada e em seguida parametriza por meio de mapeamento no estoque.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Já nas etapas finais, temos o processo de embalagem, em que o setor responsável segue as parametrizações por tipo de pedido, data, horário e outras especificações. Logo após, na expedição, o moderno equipamento de cubagem (Balança Cubadora) faz a pesagem eletrônica, a impressão das etiquetas para identificar todos os volumes e a liberação das informações necessárias para emissão da Nota Fiscal e do CTE (Conhecimento de Transporte Eletrônico), de forma rápida e eficaz.

O Centro de Distribuição tem uma taxa de 75% de ocupação, são mais de 90.000 itens armazenados (SKUs – unidade de manutenção de estoque), com mais de um milhão e seiscentos mil unidades de peças estocadas. “Estamos prontos para atender à demanda do mercado.

O local funciona cinco dias por semana e emprega cerca de 45 colaboradores de forma direta. Com essa nova estrutura e com os processos logísticos otimizados, os despachos de 95% dos pedidos realizados no dia pelas concessionárias podem ser realizados em até 12 horas da solicitação”, explica Marcio Santos.

Na cidade de São Paulo e na Região Metropolitana, que compreende 32 concessionárias, são feitas duas entregas por dia. Em outros Estados, a entrega é feita diariamente mediante a colocação dos pedidos de peças realizado pela rede de concessionárias.

Em casos específicos como de veículos imobilizados, este atendimento pode ser feito além do modal rodoviário, com modal aéreo. Fizemos uma avaliação do mercado e verificamos que temos o melhor transit time do segmento. A eficiência do Centro de Distribuição está ligada diretamente com o objetivo principal da CAOA que é a excelência no atendimento a seus clientes”, completa o executivo.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Apesar de São Paulo capital dispor de 2 duas entregas diárias, nas demais regiões, a CAOA buscou contratar os melhores parceiros logísticos que atendessem a sua rede de concessionárias de modo a agilizar o atendimento e promover maior praticidade a nossos clientes.

O Centro de Distribuição de Peças da CAOA conta com processos logísticos automatizados de controle, o que resulta em maior agilidade dos recursos, mantendo assim alto nível de prestação de serviços aos clientes. A CAOA conta com parceiros em sua operação logística, porém o gerenciamento, definição estratégica e o controle diário de todas as movimentações medidas a partir de KPI´s previamente definidos, ficam sob a responsabilidade direta da Equipe de Peças CAOA.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube