Fechar

logo

Fechar

Aumento da inflação para 2020 não deve ser enxergado com preocupação, diz economista

Da Redação*. Publicado em 1 de outubro de 2020 às 12:53.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

A estimativa da inflação para 2020 subiu para 2%, de acordo com o Banco Central, mas de acordo com o professor e economista Arlindo Almeida (foto), este é um dado em que o brasileiro não precisa se preocupar.

A previsão anterior era de 1,99% e a mais recente é de 2,05%.

– Não é um dado para se preocupar porque as previsões para 2021 continuam as mesmas de 3,01. Foram mais de 100 especialistas que fizeram essa avaliação e estes são extremamente competentes, com um amplo conhecimento de mercado. Não é para preocupar, porque é um dado residual e o IPCA não modifica muito o panorama atual da economia nacional – disse à Rádio Campina FM.

O professor ainda ressaltou que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno para o próximo ano, que pode configurar uma pós-pandemia, é de 3,5%, o que apesar de aparentar baixo, para a atual realidade é um bom patamar.

– Neste ano, a queda do PIB está apontando para 5,04%, o que é bem abaixo do que ocorre em outros países mais sólidos economicamente. Para 2021, a previsão é de crescimento de 3,5%. Podem dizer que é baixo, mas para quem saiu de uma queda de 5% é um dado importante. A recuperação da economia não se baseia em um período de um ano. Acredito que não vai levar menos de cinco ou 10 anos para que se estabeleça um crescimento maior – explicou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube