Fechar

logo

Fechar

Açude de Boqueirão perde quase 10 centímetros da lâmina d’água por semana

Da Redação*. Publicado em 26 de outubro de 2020 às 9:42.

Foto: reprodução

Foto: Reprodução

Semanalmente, o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, tem perdido até 9 centímetros na lâmina d’água, por meio da evaporação. Apesar disso, não existe motivo para pânico.

A informação é do especialista em recursos hídricos, Isnaldo Cândido, durante entrevista à Rádio Campina FM.

Ele ressaltou que a crise hídrica de 2017 deixou um legado, que foi a transposição, o que garante uma segurança hídrica para Campina Grande e mais 19 municípios.

– Acredito que essa situação no Epitácio Pessoa se mantenha até a próxima quadra chuvosa, mas não é motivo para pânico. Dentro de toda a sua estrutura, o Boqueirão hoje libera água para 19 municípios e sete distritos, além da transferência para o açude de Acauã, que também abastece mais 14 municípios. É normal para a gente não termos chuvas no segundo semestre e a evaporação faz parte do processo hídrico – disse.

A previsão dos meteorologistas é de que, no próximo ano, haja a atuação do fenômeno La Niña, o qual garante um maior volume de chuvas, mas, para além da evaporação, e outros fenômenos, o especialista alertou, mais uma vez, para a necessidade do uso racional da água.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube