Fechar

logo

Fechar

Setembro Verde: secretário estadual reforça importância da doação de órgãos

Da Redação*. Publicado em 11 de setembro de 2020 às 10:04.

Foto ilustrativa: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

O ‘Setembro Verde’ é uma campanha nacional e tem como objetivo reforçar a importância da doação e do transplante de órgãos. O mês alusivo ao tema propõe a sensibilização da população e dos familiares, uma vez que, no Brasil, a decisão final sobre a doação é da família.

Há um ano, a Paraíba vem registrando aumento na captação de órgãos e de transplantes. Só em 2020, foram realizadas 15 captações em doadores e 29 transplantes incluindo o de medula. Esse número já supera a média de 2019, que foi de captação de menos de um órgão por mês.

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Antônio Medeiros, destacou em entrevista à rádio Cariri FM, nesta sexta-feira, 11, como têm sido esses procedimentos no Estado.

– Essas ações, desde que assumimos a secretaria, em abril de 2019, vem obtendo sucesso e até chamou a atenção da Central Nacional de Transplantes, porque a Paraíba tem sido o estado que mais cresceu em número de captações e de transplantes, com um amento de quase 500% nos de fígado, além do dado de que após dez anos sem transplante de coração, nós tivemos dois. E, além disso, tivemos a habilitação do Hospital Metropolitano de João Pessoa para transplantes cardíacos pediátricos e adulto – disse.

Ainda de acordo com Geraldo, pessoas de 2 até os 60 anos podem ser doadoras e, no caso de córneas, até os 75.

O secretário reforçou ainda a importância da manifestação de ser doador em vida.

– Se você demonstra essa vontade para sua família, que hoje no Brasil é quem tem a decisão final, o processo se torna mais fácil para os familiares, e essa é a campanha que nós temos buscado o tempo todo para conscientizar as pessoas sobre a importância desse diálogo ainda em vida – afirmou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube