Fechar

logo

Fechar

Setembro Amarelo: Psiquiatra afirma que idosos são os que mais cometem suicídio

Da Redação*. Publicado em 14 de setembro de 2020 às 10:13.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O psiquiatra Fred Marinheiro afirmou, durante entrevista à Rádio Caturité FM, que o pensamento suicida surge muitas vezes após a vivência de problemas da vida, como a perda de um ente querido, a separação dos pais ou o ócio após a aposentadoria.

Segundo Fred, os idosos são os que mais cometem o suicídio por acharem que não têm mais o que contribuir após chegar em certa idade. Ele citou que muitos pensamentos levam o idoso a tirar a própria vida e é preciso que a família atente o olhar para essas pessoas e busque levar o máximo de entretenimento possível.

O psiquiatra ainda disse que as pessoas que estão com tendências suicidas sempre mostram sinais e é preciso que todos ao redor estejam atentos para aconselhar a pessoa a procurar ajuda médica.

– A pessoa sempre dá um sinal. É importantíssimo que a gente valorize o idoso. Os problemas sociais levam muito a pessoa a sofrer com suas dores. Existe solução, sim. A pessoa que está com tristeza e angústia está pedindo ajuda – disse.

Fred lembrou que existem serviços de ajuda, como o CVV (188) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para auxiliar na eliminação desses pensamentos de retirar a própria vida.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube