Fechar

logo

Fechar

Sesc/PB dá dicas na Saúde da Mulher e a importância do exame citopatológico

Da redação com Congresso em Foco. Publicado em 12 de setembro de 2020 às 13:03.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O exame preventivo conhecido como exame de lâmina, citopatológico, ginecológico ou papanicolau é o principal meio de rastreamento do câncer de colo do útero e de lesões precursoras.

No Brasil, o câncer do colo do útero corresponde a cerca de 15% de todos os cânceres que acometem o sexo feminino. Estudos mostram que cerca de 40% das mulheres brasileiras nunca foram submetidas ao exame citopatológico.

Quem pode fazer

O exame de lâmina é um exame rápido, indolor, de fácil acesso e encontra-se disponível gratuitamente em toda rede pública de saúde. O Ministério da Saúde recomenda que o exame citopatológico seja realizado em mulheres entre 25 a 64 anos de idade, que já tiveram relação sexual ao menos uma vez na vida.

O exame é feito uma vez por ano, e após dois exames anuais consecutivos negativos, o mesmo deve ser realizado a cada três anos.

Recomendações básicas

Existem algumas recomendações básicas para realização do exame, tais como:

Não estar no período menstrual;
Não ter tido relação sexual no período de 48h que antecede o exame;
Não fazer uso de duchas, cremes ou pomadas ginecológicas no período de 48h que antecedem o exame.

As mulheres grávidas também podem submeter-se ao exame sem prejuízo a sua saúde e a do bebêm, obedecendo às recomendações médicas de seu especialista.

A detecção precoce do câncer colo do útero é extremamente importante para identificar lesões e tumores em fases iniciais, possibilitando maiores chances de cura e tratamento.

Cuide da sua Saúde!

Previna-se.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube