Fechar

logo

Fechar

Secretário comemora números de transplantes de órgãos realizados na Paraíba

Da Redação. Publicado em 19 de setembro de 2020 às 9:31.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

O mês de setembro também é conhecido por outra cor: a verde. Esta é de conscientização para a importância da doação de órgão. A Lei brasileira só permite o ato, se a família da vítima de morte encefálica autorizar. Também é importante que este também deve falar, em vida, que deseja doar.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, a Paraíba tem sido um dos poucos estados do país que conseguiu zerar a fila de transplante.

– Antes de assumirmos a Secretaria a Paraíba apresentava um grande quadro de demanda de transplantes e o número de captação de órgãos era o menor do país. Ao assumirmos, adotamos medidas administrativas de mudanças na coordenação em Campina Grande e João Pessoa, e além disto, iniciamos uma prática de conversar com as famílias e de conscientização da sociedade da importância de manifestarem, em vida, a vontade de doar os órgãos na eventualidade de morte encefálica. Temos um índice de aumento, em relação ao ano de 2018, que realmente mostra o sucesso e êxito que se conseguiu na Central de Transplante da Paraíba – disse.

O secretário ressaltou que no ano passado foram realizados 24 transplantes de fígado e dois de coração e a lista, deste último, foi zerada. Em janeiro deste ano, a Paraíba realizou seis transplantes de fígado e, hoje, apenas sete pacientes aguardam esse tipo de procedimento no Estado, com um aguardando o de coração.

– Esse incremento no número de transplante da Paraíba tem feito com que, pacientes de outros estados, se inscrevam na nossa lista porque sabem que realizarão seu transplante com maior rapidez. É um benefício muito grande, pois todos os procedimentos são realizados pelo SUS. O Brasil tem o maior programa de transplantes de órgãos do mundo e é o único que abrange uma população de 210 milhões de habitantes – contou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube