Fechar

logo

Fechar

Secretaria de Saúde já imunizou 15,3 mil animais na Campanha de Vacinação Antirrábica

Secom/JP. Publicado em 18 de setembro de 2020 às 20:33.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa já imunizou 15.372 animais, na Campanha de Vacinação Antirrábica. Do total, são 10.996 cães e 4.376 gatos.

A mobilização segue até o dia 17 de outubro com postos itinerantes distribuídos pelos bairros da Capital. Para conferir as datas e os locais por onde os postos passarão durante a semana de 21 a 25 de setembro, a população pode acessar a página da Prefeitura de João Pessoa, na aba de serviços: https://midi.as/antirrabica

Na segunda (21) e terça-feira (22), os postos de vacinação estarão nos bairros: Brisamar; Centro; Cruz das Armas; José Américo; Mangabeira I, Oitizeiro; Paratibe; Parque do Sol; Roger; São José; Valentina Figueiredo e Varadouro. Já na quinta (24) e sexta-feira (25), os postos serão montados no Bairro das Indústrias; Bessa; Costa e Silva; Ernani Sátiro; Geisel; Jardim Oceania; João Paulo II; Mandacaru; Mangabeira I; Mangabeira IV; Padre Zé; Treze de Maio e Vieira Diniz.

“Tivemos um saldo positivo na primeira semana dos postos itinerantes, aumentando consideravelmente o número de animais vacinados em relação aos primeiros dias, quando estávamos apenas com o posto fixo. Seguiremos com uma programação semanal, visitando todos os bairros até o final da campanha, com um número ampliado de postos móveis para evitar aglomerações”, destacou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS.

A meta da SMS é imunizar 80 mil animais, sendo 60 mil caninos e 20 mil felinos, o que corresponde a cerca de 80% da população de cães e gatos da cidade. Ao todo, a campanha contará com aproximadamente 200 postos móveis, permanecendo dois dias em cada local, e um posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, no bairro dos Bancários.

O horário de vacinação nos postos itinerantes é das 8h às 11h e das 13h às 16h, nos dias programados no calendário. Já o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, também das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A equipe do CCZ entrará em contato com representantes de ONGs e protetores de animais para o agendamento da vacinação em domicílio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o CCZ por meio do telefone (83) 3214-3459.

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde, o que será avaliado por profissionais no momento da vacinação. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante.

Com a finalidade de evitar a disseminação do coronavírus, a SMS orienta os cuidadores a tomarem alguns cuidados quando forem levar seus animais para serem vacinados: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube