Fechar

logo

Fechar

Quase 270 cães e gatos são imunizados no 1º dia de vacinação em João Pessoa

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 10 de setembro de 2020 às 9:25.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa imunizou 269 animais no primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica, sendo 188 cães e 81 gatos. A meta é vacinar 80 mil animais (60 mil caninos e 20 mil felinos), o que corresponde a aproximadamente 80% da população de cães e gatos no município. A campanha, que teve início nesta quarta-feira (9), segue até o dia 17 de outubro.

Inicialmente, a imunização contra a raiva animal está acontecendo apenas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro dos Bancários. Mas, a partir da próxima segunda-feira (14) começarão a funcionar postos itinerantes nos bairros da Capital. O posto fixo no CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes destacou a importância da vacinação antirrábica. “Estamos com estrutura montada e equipes preparadas para aplicar a vacina, lembrando que imunizando seus animais as pessoas também estão se protegendo contra raiva, já que os cães e gatos têm contato direto com seus cuidadores”, ressaltou.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde, o que será avaliado por profissionais no momento da vacinação. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente.

Os cuidadores também deverão tomar alguns cuidados quando forem levar seus animais para se vacinarem: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização e evitar a disseminação do coronavírus.

A equipe do CCZ entrará em contato com representantes de ONGs e protetores de animais para o agendamento da vacinação em domicílio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses por meio do telefone (83) 3214-3459.

Este ano serão disponibilizados aproximadamente 200 postos itinerantes, distribuídos pelos bairros da cidade. Cada posto funcionará durante dois dias em determinado local, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os locais serão divulgados semanalmente.

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e também o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube