Fechar

logo

Fechar

Psiquiatra destaca a importância de falar sobre a prevenção ao suicídio e à depressão

Da Redação. Publicado em 10 de setembro de 2020 às 19:25.

Foto ilustrativa: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução/ Internet

Em entrevista à Rádio Correio FM, o psiquiatra Fred Marinheiro destacou a importância de combater o estigma sobre o suicídio e debater mais sobre o assunto, para assim prevenir o ato.

Ele enfatizou que algumas pessoas enxergam essa questão, como falta de fé e relacionam na maioria das vezes com a religiosidade, porém explicou que essas justificativas não são plausíveis em relação aos dados.

De acordo com informações repassadas pelo psiquiatra, o Brasil é o oitavo país do mundo com atos suicidas consumados. Ele informou que 17 a 20% dos brasileiros já pensaram em se matar em algum momento da vida, e citou que a cada 45 minutos, uma pessoa se suicida no país

“Noventa por cento das pessoas que tentaram se matar tem algum problema mental por trás”, disse.

Ele explicou que as pessoas mais suscetíveis a se suicidar são pessoas que têm certos transtornos mentais, como esquizofrenia ou depressão, pessoas desempregadas ou que tiveram um grande prejuízo financeiro, pessoas que abusam do álcool ou usam drogas e também os idosos, entre outros.

Fred alertou que 90% das pessoas que se suicidaram poderiam ter sido evitadas se não fosse a negligência das pessoas em relação a elas.

Ele orientou que as pessoas devem estar atentas para identificar os sinais do interesse no suicídio, ele destacou que quem pretende se suicidar muitas vezes se isola, muda de comportamento, além de comentar com frequência sobre a morte.

Como maneiras de prevenção ele aconselhou que as pessoas devem procurar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) onde encontrarão apoio psicológico e outras ajudas. Além disso, em caso de necessidade, elas podem realizar ligação para o Centro de Valorização à Vida (CVV).

“Não é frescura”, enfatizou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube