Fechar

logo

Fechar

PMJP recolhe sete toneladas de resíduos eletrônicos e disponibiliza pontos de coleta

Secom/JP. Publicado em 13 de setembro de 2020 às 17:10.

Foto: Secom/JP

Aparelhos de TV, ar condicionador, monitores, impressoras, micro-ondas, carregadores e aparelhos de celular. Esses são alguns exemplos de produtos eletrônicos que deixam de servir a população no dia a dia e que necessitam de um descarte correto para não poluir o meio ambiente.

De janeiro a agosto deste ano, cerca de sete toneladas de resíduos eletrônicos foram recolhidas pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Em João Pessoa, seis locais recebem este tipo de material e os reciclam (confira abaixo).

A engenheira ambiental e chefe da Divisão de Reciclagem da Emlur, Marcella Medeiros, falou sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico.

“O descarte inadequado desses resíduos no meio ambiente causa a poluição dos corpos hídricos e do solo, afetando também a saúde da população e de outros seres vivos, uma vez que esses materiais possuem em sua composição metais pesados, a exemplo do chumbo, cádmio e mercúrio, que através da bioacumulação podem ocasionar graves problemas de saúde”, ressaltou.

Segundo dados da Emlur, estimam-se que, em 2019, tenham sido entregues, nos pontos de coleta, mais de 20,1 toneladas de resíduos eletroeletrônicos. No ano de 2020, no período entre janeiro e agosto, a estimativa parcial é que tenham sido coletadas aproximadamente sete toneladas de resíduos eletrônicos.

“Em virtude da pandemia do novo coronavírus, tivemos que suspender temporariamente o recebimento desses resíduos, obedecendo aos decretos estadual e municipal. Mas o serviço já foi normalizado seguindo todas as medidas sanitárias”, afirmou.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Reciclagem – Também conhecido como e-lixo ou REEE (Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos), recebem essa classificação os tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, telefones, celulares e carregadores. Todos os resíduos entregues pela população são destinados à reciclagem, evitando assim impactos ao meio ambiente.

Pontos de coleta – Os pontos de coleta funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais:

• Sede da Emlur (Av. Minas Gerais, nº 177, Bairro dos Estados);

• Núcleo de Serviço Centro Dia (Av. Gouveia da Nóbrega, Bairro do Roger – próximo à entrada principal do Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Parque da Bica);

• Núcleo de Serviço de Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – Praça do Coqueiral);

• Núcleo de Serviço de Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto, 402 – Jaguaribe);

• Núcleo de Serviço de Tambaú (Rua Aluízio Franca, 49 – Tambaú);

• Escola de Línguas Yázigi (Av. Senador Rui Carneiro, nº 416, Miramar).

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube