Fechar

logo

Fechar

Mudanças no processo eleitoral entram em vigor nas eleições de 2020

Da Redação. Publicado em 25 de setembro de 2020 às 21:32.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Aline Vilar, em entrevista a uma rádio paraibana, nesta sexta-feira, 25, explicou as mudanças que permeiam o processo eleitoral deste ano nas eleições municipais do país.

De acordo com Aline, as mudanças anulam, por exemplo, as coligações partidárias estabelecem novas diretrizes para as eleições proporcionais.

– As mudanças são em relação às eleições proporcionais, relacionados aos cargos dos vereadores. Os partidos só podem concorrer isoladamente, não existe mais as questões das coligações. O partido não só deve alcançar o coeficiente eleitoral, como o candidato também tem que ter a votação mínima – afirmou.

As mudanças que foram aprovadas no ano de 2017, entram em vigor a partir deste ano, e visam tornar o processo eleitoral mais igualitário.

– Por exemplo, naquela eleição em São Paulo, que um candidato teve mais de 1 milhão de votos, e trouxe consigo candidato com 10 votos, isso não vai acontecer. O candidato tem que ter a votação mínima, e a intenção dessa mudança legislativa é que as vagas sejam divididas de forma mais igualitária- explicou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube