Fechar

logo

Fechar

Especialista critica postura do INSS no retorno gradual dos serviços

Da Redação*. Publicado em 16 de setembro de 2020 às 11:16.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

O advogado e especialista em Direito Previdenciário, Edson Daniel, não poupou críticas ao não retorno de alguns serviços oferecidos pelas agências do INSS que, desde a última segunda-feira, 14, retomaram os atendimentos presenciais de forma gradual.

Em entrevista concedida à rádio Cariri FM, nesta quarta-feira, 16, Edson afirmou que a situação está complicada para o cidadão.

– A situação está difícil para o assegurado da Previdência Social. Já são quase seis meses sem o funcionamento nas agências, sem o atendimento. Seguidos adiamentos nesse retorno e, mesmo agora, com esse retorno gradual, algumas agências não reabriram. Isso compromete a efetividade dos benefícios mais procurados junto ao INSS que são os por incapacidade e aposentadoria por invalidez. O que eu não entendo é que uma das justificativas para o não retorno das perícias médicas é que as agências não estão equipadas nem aptas a fornecer toda a segurança necessária nesse tempo de pandemia. Mas, como assim? Foram quase seis meses fechadas e, ainda assim, a autarquia não conseguiu equipar as agências com o mínimo necessário? – desabafou.

Edson questionou ainda a efetividade dos canais digitais do INSS, que, segundo ele, estão sendo tão bem mencionados em suas propagandas institucionais.

– A informação de que se consegue ter acesso aos serviços pelos canais digitais é verdadeira, o que não sabemos é se isso realmente funciona. Temos que lembrar também que muitas vezes as pessoas que buscam o INSS não possuem acesso à internet. Eu reafirmo, é uma falta de respeito muito grande com a sociedade brasileira, nesse tempo todo parado, o INSS não conseguir solucionar problemas de operacionalidade – declarou.

Vale lembrar que em entrevista à mesma emissora, na última segunda-feira, 14, o gerente executivo do INSS em Campina Grande, Marcus Vinícius de Farias, confirmou que o serviço de perícia médica ainda está passando por ajustes a pedido dos próprios servidores.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube