Fechar

logo

Fechar

Em quatro meses, número de pessoas desocupadas na PB aumenta em mais de 20%

Da Redação. Publicado em 26 de setembro de 2020 às 13:34.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Covid-19 (PNAD), divulgados quinta-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística, em um recorte local, mostra que o número de pessoas desocupadas cresceu mais de 21% entre os meses de maio e agosto deste ano.

Nestes quatro meses, o número de pessoas que não estavam trabalhando, mas que procuraram emprego passou de 41 mil para 171 mil, um aumento de 30 mil.

À Rádio Campina FM, o analista do IBGE na PB, Eurico Barreto, comentou os números e disse que estes trazem indicadores das áreas de saúde, educação e trabalho durante o período da pandemia em 2020.

– Na Paraíba, em maio, a taxa de desocupação era de 9,8% e em agosto de 11.9%, um aumento de mais de 21% do total de desocupados. Mas, precisamos entender claramente o conceito de pessoas que estão desocupadas. Estas, além de estar sem ocupação, também estão procurando emprego na data referenciada da pesquisa. Então, o que ocorreu é que muitas pessoas que estavam na força do trabalho deixaram de procurar emprego durante o período de pandemia. Os dados mostram também que 475 mil pessoas procuraram por ocupação no mês de agosto e, provavelmente, retornaram para força de trabalho, sendo empregados ou procurando ocupação, após a pandemia. Isso faz com que haja uma tendência de aumento ao longo dos meses, neste total de desocupados – disse.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube