Fechar

logo

Fechar

Covid-19: Saúde de JP alerta população para manter medidas preventivas

Secom/JP. Publicado em 1 de setembro de 2020 às 17:11.

 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), alerta para o risco de reinfecção da Covid-19 e para que medidas de segurança continuem sendo mantidas por todos.

A recomendação dos profissionais de saúde é que mesmo as pessoas que já contraíram o vírus mantenham o uso de máscaras faciais, distanciamento social e higienização das mãos.

De acordo com Daniel Batista, diretor da Vigilância Epidemiológica da SMS, não há relato de pessoas reinfectadas pelo vírus na Capital, na Paraíba ou documentada pela Vigilância Epidemiológica no Nordeste.

Contudo, é sabido que, apesar de pequeno, há risco de reinfecção, quatro ou cinco meses depois para naqueles que já foram infectados pela primeira vez.

“Como nossos primeiros casos foram em março, até agora não identificamos nenhum caso desse tipo. Se esta condição de reinfecção se confirmar, o profissional que identificá-lo nas Unidades de Saúde informará à Vigilância Epidemiológica do Município”, destacou Daniel Batista.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O diretor acrescenta ainda que, por enquanto, a ciência não sabe muito sobre a capacidade de os humanos desenvolverem imunidade contra o novo coronavírus e quanto tempo demoraria essa proteção.

Por isso, todos os cuidados com higienização, distanciamento social e uso de máscaras devem ser mantidos.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 29% na Região Metropolitana.

OMS – A Organização Mundial de Saúde afirma que não há evidência que pacientes recuperados de infecções causadas pelo novo coronavírus são imunes à reinfecção.

A instituição publicou orientações das medidas para a próxima fase da resposta ao COVID-19.

Segundo o alerta, atualmente, não há evidências de que as pessoas que se recuperaram do COVID-19 e tenham anticorpos estejam protegidas contra uma segunda infecção.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube