Fechar

logo

Fechar

Secretário diz que a Paraíba vai ampliar testagens de Covid-19

Da Redação. Publicado em 8 de agosto de 2020 às 11:34.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e do Laboratório Central de Saúde, vai ampliar a oferta de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista à Rádio Campina FM, além dessa ampliação da testagem com exames mais fidedignos, nesta próxima semana, o Lacen dará funcionamento em um novo espaço mais amplo, ao lado do Lyceu Paraibano.

Sobre as etapas de flexibilização no estado, ele explicou que causam preocupação, pois a maioria dos municípios paraibanos ainda não chegaram à bandeira verde.

Ele pontuou que ao longo de 4 meses, a Paraíba manteve sua margem de segurança de ocupação de leitos de UTI, através de um trabalho exaustivo de toda Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado.

Geraldo destacou que devido a flexibilização das atividades e à abertura de bares e restaurantes, Campina Grande e João Pessoa, tem uma tendência a terem um aumento no número de casos da Covid-19, e isso se dá, por conta das medidas de flexibilização mais amplas adotadas pelas prefeituras, pelo motivo das cidades estarem contempladas pela bandeira amarela.

Sobre o aumento da testagem, ele declarou que o objetivo é testar ao menos 10% de toda a população da Paraíba.
“Nós já testamos 260 mil paraibanos e a ideia é testar 10% da população, ou até um pouco mais, o que representaria cerca de 400 mil paraibanos testados”, disse.

Ele informou também que o estado partirá para uma qualificação maior da testagem através do RT-PCR, que é o teste do swab nasal, que tem um rendimento de 70 a 80%, quando realizado entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas.

Isto é, as pessoas realizarão os testes quando apresentarem síndrome gripal. O secretário frisou que pacientes assintomáticos, ou que queiram apenas fazer o exame, não poderão realizar o teste.

Ademais, ele informou que na próxima semana, o estado receberá mais 13 mil kits de extração. E também uma máquina no sentido de aumentar o número de exames em 200%. Geraldo ressaltou que, inclusive, a Paraíba terá a função de dar assistência ao Rio Grande do Norte.

“A Paraíba hoje é um dos estados da federação que proporcionalmente, mais testou a sua população”, destacou.

Por isso, Geraldo justifica a posição confortável que o estado se encontra em relação ao percentual de leitos de UTI adulto, que registra apenas 50% dos leitos ocupados, diferente de outros estados que se encontram ou se encontraram com colapso na sua rede estadual hospitalar.

Por fim, ele destacou que hoje, é de extrema importância o aumento da oferta de leitos de UTI e estruturação da rede no sertão do estado por conta da interiorização da Covid-19.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube