Norte e Nordeste avançam na reabertura; Sul toma medidas mais rígidas
Agência Brasil. Publicado em 10 de agosto de 2020 às 7:58.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Quando a pandemia do novo coronavírus impôs o isolamento social, para tentar conter o avanço do número de casos e mortes por covid-19, os governos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal criaram planos que definem a retomada gradual das atividades econômicas. Em boa parte dos estados, esses planos resultaram em reabertura, com regras, de diversos setores.
A Agência Brasil vem acompanhando, quinzenalmente, a execução desses planos. No final de junho, foi publicado o primeiro levantamento, no início de julho, o segundo e, na terceira semana de julho, o terceiro.
O Norte e o Nordeste, em geral, aumentaram a abertura de suas economias, enquanto o Sul tomou medidas mais rígidas para conter a pandemia.
Em alguns estados, como Acre e Rondônia, os governos locais reclassificaram municípios de acordo com planos de retomada, com expansão do funcionamento de mais setores, como no Amapá. Em outros casos, a retomada incluiu a abertura de novas atividades. O Amazonas, primeiro estado a sofrer com a pandemia, já marcou o cronograma de volta às aulas presenciais.
O Piauí e o Rio Grande do Norte estão com processo de retomada de diversos setores econômicos.
Já o governo gaúcho vai aumentar a testagem no estado. O programa Testar RS está ampliando o número de testes diários de RT-PCR que vai saltar de mil para 8 mil testes diários. Em Santa Catarina, 209 municípios estão com o transporte coletivo interrompido.
(Clique abaixo nos estados para ver o conteúdo)
Região Norte
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Região Sudeste
Região Sul

Matérias Relacionadas
- Prefeito flexibiliza funcionamento de principais setores em Campina Grande
- Mesmo em bandeira amarela, prefeitura do Cariri paraibano adota medidas mais rígidas
- Pequenos negócios podem se beneficiar com flexibilização de acesso a crédito
- Bolsonaro cogita flexibilizar Lei de Responsabilidade Fiscal
- Setor de serviços contabiliza quinta alta seguida no país
- Secretaria de Saúde visa intensificar fiscalização para não retroceder flexibilização em JP