Fechar

logo

Fechar

João Pessoa participa da Reunião Virtual das Cidades Criativas da América Latina e Caribe

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 2 de agosto de 2020 às 10:04.

Nesta segunda-feira (3), a partir das 19h, acontecerá a Reunião Virtual das Cidades Criativas da América Latina e Caribe. Participam desta reunião oito cidades entre elas estão: Ayacucho (Peru), Areguá (Paraguai), Jacmel (Haiti), João Pessoa (Brasil), Durán (Equador), Nassau (Bahamas), San Cristobal de Las Casas (México) e Trinidad (Bolívia).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando do site do Google Meet, por meio do link meet.google.com/sek-bzvy-mxg. A reunião será em espanhol, com a mediação do representante de João Pessoa, Eduardo Barroso.

Cada cidade terá um tempo de cinco minutos para expor um projeto que está desenvolvendo no período de pandemia. Mais uma vez a cidade de João Pessoa será apresentada por sua diversidade no artesanato, gastronomia, música, literatura, etc.

A plataforma Google Meet é um serviço de videotelefonia gratuito desenvolvido pela Google que pode ser usado pelo celular na versão aplicativo Google Hangouts ou pelo site Google Chat, na versão clássica, de forma gratuita ou paga.

Ações na pandemia – Está é a quinta ação realizada pelo Programa João Pessoa Cidade Criativa do Artesanato, em conjunto com as outras cidades da rede durante a pandemia. Entre as ações estão ainda:

– Participação no Seminário “Santos Criativa: Outros Olhares para Cidade”, em 23 de junho de 2020, em formato virtual.

– Debate no Dia Mundial do Design Industrial, 29 de junho 2020, entre representantes das três cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas do Design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), que reconheceu o valor e os benefícios do design nos produtos e serviços que tornam nossa vida mais fácil e eficiente.

– Pesquisa com os artesãos locais atendendo ao convite do Red Internacional para el Desarollo de la Artesanía (RIDA) e Defacto Red (Para la inovación de la artesanía), para desenvolver um Plano de Ação, no sentido de transformar a crise global em oportunidades locais para o setor do artesanato. A pesquisa descritiva foi realizada de forma quali-quanti, com amostragem de 71,94% dentro de um universo de 139 artesãos da cidade de João Pessoa (PB).

– Diálogo virtual sobre gastronomia e artesanato com o chef Onildo Rocha, dia 20 de julho 2020, para outras Capitais da Rede.

– Reunião Virtual Cidades Criativas da América Latina e Caribe, no dia 3 de agosto 2020.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

João Pessoa Cidade Criativa – A Capital João Pessoa foi anunciada como Cidade Criativa pela Unesco em 31 outubro de 2017, na categoria artesanato e arte popular (Crafts and Folk Art), junto com Brasília (DF), na categoria design, e Paraty (RJ), na gastronomia, além de outras 61 cidades escolhidas no mundo. O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em parceria com o Sebrae.

No período em que a cidade foi reconhecida já propôs e coordenou a realização do Primeiro Salão de Design da Paraíba (2018 e 2019) – embora exista no estado o ensino superior de design industrial desde a década de setenta, nenhuma ação nesse sentido havia sido realizada anteriormente.

Este ano instituiu o Prêmio Criativos 2020, contemplando os sete segmentos da Economia Criativa definidos pela Unesco. Por outro lado, o compromisso de João Pessoa com a cooperação entre cidades, pactuado com a Unesco, ficou demostrado com a proposta de criação do E-criativa, em 2018, evento de grande repercussão dentro e fora do país e que irá se configurar com sua versão virtual em 2020, bem como a criação do Labin, laboratório para construção de projetos e novas práticas.

No Brasil, cinco cidades já faziam parte da rede, sendo Belém (PA) e Florianópolis (SC) em gastronomia, Curitiba (PR) em design, Salvador (BA) em música e Santos (SP) no cinema. João Pessoa se juntou à rede na linha de frente dos esforços da Unesco para promover a inovação e a criatividade como motores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.

Rede de Cidades Criativas – Foi criada em 2004. É composta por 180 cidades de 72 países que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural. Além do artesanato e artes folclóricas, há também categorias de design, gastronomia, cinema, literaturas, artes midiáticas e música.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube