Fechar

logo

Fechar

Auxílio Emergencial: mais 10 mil servidores públicos foram pegos em nova varredura da CGU

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba). Publicado em 6 de agosto de 2020 às 18:01.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A nova varredura realizada pela Controladoria Geral da União revelou a existência de mais 10.526 servidores públicos que receberam indevidamente o auxílio emergencial na Paraíba.

Conforme o superintendente da CGU/PB, Severino Queiroz, acredita-se que a maioria solicitou o benefício de forma consciente e voluntária.

Somando esse resultado, o número de servidores públicos na Paraíba que recebeu o benefício de forma indevida chega a 36.775 e o montante pago indevidamente é de R$ 48.4 milhões.

“É o segundo cruzamento que a CGU realizou em relação à Paraíba. Esse pessoal, certamente, é resultante de novos ingressos de servidores nas Prefeituras, ou seja, que não eram servidoras inicialmente e depois do primeiro cruzamento foram detectadas como servidoras”, explicou o superintendente.

Vale salientar, que nesse novo cruzamento, a maioria que solicitou o auxílio emergencial, não estava no Cadúnico ou no Bolso Família.

“Certamente houve um rodízio de novas admissões realizadas pelos municípios e também pelo governo do Estado por conta da pandemia com a contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais, que fez com que resultasse nesse novo quantitativo”, destacou.

A nova lista será encaminhada ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal para proceder com as medidas cabíveis, informou o superintendente enfatizando ainda que o próximo passo será a notificação novamente dos servidores por meio das Prefeituras e Câmara Municipais, com destaque para a devolução do dinheiro.

“Vamos envidar esforços no sentido de que esses valores retornem aos cofres públicos o quanto antes”, completou Severino Queiroz lembrando que se essas pessoas não fizerem a devolução podem responder por crime de falsidade ideológica ou peculato, ambos previstos no Código Penal.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube