Fechar

logo

Fechar

Secretário confirma possível platô na Paraíba, mas faz alerta sobre flexibilização

Da Redação. Publicado em 13 de julho de 2020 às 21:51.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Mais de cem dias do decreto de isolamento social, e a Paraíba já começa a ter uma estabilizada no número de casos novos e mortes por Covid-19. O mesmo ocorre em Campina Grande, de acordo com o secretário de Saúde do município, Filipe Reul, que afirmou que a cidade chegou ao platô.

Tanto é que o município passou de bandeira laranja para amarela neste final de semana, o que, de acordo com o Estado, já garante uma maior flexibilização para a retomada de outros mercados.

Conforme o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Antônio Medeiros, essa estabilização pode ser percebida nos boletins enviados pela Secretaria diariamente. Ele lembrou que a média de casos novos diários estão em torno de 1200, já os de morte, em torno de 20.

À Rádio Campina FM, Geraldo atrelou os resultados às ações desempenhadas pelo Governo estadual, aos decretos e recomendações, além da determinação de uso constante de máscaras e disse que a Paraíba não sofreu colapso na rede pública, porém deixou um alerta:

– A Paraíba apresenta um quadro de estabilização em relação ao percentual de leitos de UTI adulto e de enfermaria ocupados e, isso, nos dá uma segurança maior. Há uma tendência para uma queda o que facilita a segunda etapa da flexibilização, porém feito de forma progressiva e lenta. Não podemos achar que o vírus foi embora e sair todo mundo às ruas e se aglomerar, porque, se isso acontecer, em 15, 20 dias os reflexos podem ser negativos e aumentar o número de novos casos e mortes, podendo levar ao colapso na rede – frisou.

A Paraíba está entre 12 estados com estabilidade e um dos poucos que não entrou em colapso na rede hospitalar.

A orientação do médico e secretário é de que a população evite sair, mas se for necessário que se utilize máscaras, além de higienizar sempre as mãos.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube